Santa Maria, quarta-feira, 3 de julho de 2024

Comissão de Enfrentamento às Enchentes recebe integrantes da prefeitura que detalham situação estrutural do município após as fortes chuvas

• 03/06/2024
  • Geral
  • Criado por: Marcelo Martins em 03/06/2024

A Comissão Especial para acompanhar as ações voltadas ao enfrentamento das enchentes esteve reunida, nesta segunda-feira (3), para dar sequência aos trabalhos do colegiado, que é composto pela presidente, vereadora Helen Cabral (PT); Juliano Soares, o Juba (PSDB), vice-presidente; e Rudys Rodrigues (MDB), que é o relator. Os parlamentares escutaram integrantes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos - Olni Ricardo Simas Dutra (superintendente geral) e Jairo Silveira Rodrigues (superintendente operacional) - para tratar das questões referentes às frentes de reconstrução que envolvem a pasta.

A presidente da comissão, Helen Cabral solicitou que os servidores do Executivo municipal detalhassem os trabalhos “no instante seguinte à tragédia” que atingiu fortemente Santa Maria nas enchentes de maio. Ainda a pedido dela, os integrantes da Secretaria de Infraestrutura relataram o mapa de atividades em curso. Eles expuseram que, atualmente, há 21 frentes de trabalho dos servidores da pasta. Os servidores da pasta ainda pormenorizaram que as zonas rural e urbana contabilizam, juntas, 36 pontes com algum tipo de comprometimento. Deste número, 19 delas terão de ser reconstruídas, explicaram.

O vice-presidente do colegiado, Juliano Soares, o Juba, também pediu informações quanto às condições de trafegabilidade e às equipes se estão em número suficiente para dar enfrentamento às demandas que, ainda seguem surgindo, mesmo passados 30 dias dos acontecimentos climáticos extremos.

Outro dado que foi apresentado pelos integrantes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos é que haverá necessidade de recuperação de 100% das estradas da zona rural. Além disso, há, no momento, quatro comunidades “com características de isolamento”. Ou seja, existem laudos geológicos que atestam essa situação. Dentro dos trabalhos que estão sendo executados pela pasta, os servidores relataram que ainda há muita dificuldade de chegar aos locais em decorrência da própria precarização das estradas e do próprio solo.

Texto: Marcelo Martins
Fotos: Diego Pignones/CMVSM