Santa Maria, sábado, 18 de maio de 2024

Professores municipais buscam apoio do Poder Legislativo

• 16/04/2013

Na manhã desta terça-feira (16), o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno, recebeu membros da diretoria executiva do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm). As professoras Martha Najar, Leda Marzari e Ladi Mayer, buscam a intermediação do Legislativo na reivindicação de atualização do piso salarial da categoria, atrasado desde janeiro deste ano.

As representantes do sindicato solicitaram ao presidente que promova reunião entre o Sinprosm e a prefeitura, para tratar sobre a atualização do piso e do auxílio-alimentação. Entre as queixas do sindicato estão também a carga horária e a existência de turmas seriadas, que já estão presentes em três escolas do município, sendo duas rurais e uma escola urbana.

Martha Najar, responsável pela organização e patrimônio do Sinprosm, comenta a preocupação com a qualidade nas condições de trabalho da categoria, devido à carga horária realizada pelas professoras municipais. Para ela, o debate com a prefeitura e secretaria de Município de Educação (Smed) deve estabelecer alguns avanços nas reivindicações.

Em assembleia realizada no dia cinco de abril, os professores municipais decidiram realizar novas mobilizações em defesa do Piso Nacional do Magistério. Segundo Martha Najar, as escolas já estão com período reduzido e todas as atividades propostas pela Smed já estão sendo boicotadas, até que a prefeitura formalize proposta de pagamento do Piso Nacional. A categoria decidiu também apoiar a mobilização nacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e irá realizar uma vigília na Praça Saldanha Marinho, nos dias 23, 24 e 25 de abril.

O presidente Marcelo Bisogno se comprometeu a articular reunião entre representantes do sindicato e da prefeitura, a fim de buscar soluções para as reivindicações da categoria.

Texto e fotos: Ana Bittencourt