Santa Maria, sábado, 18 de maio de 2024

MTG usa a tribuna livre e ganha apoio do Legislativo

• 16/04/2013

Durante a sessão plenária desta terça-feira (16), representantes das entidades tradicionalistas gaúchas ocuparam a Tribuna Livre para protestar. O coordenador da 13º Região Tradicionalista, Ildo Wagner, se manifestou destacando a atuação das entidades tradicionalistas no Estado do Rio Grande do Sul, defendendo a ideia de que os centros de tradições gaúchas (CTG’s) não pretendem ser tratados de maneira diferente, mas diferenciada. Wagner criticou a maneira como os CTG’s estão sendo tratados, uma vez que o Decreto Executivo nº 32 não cita as entidades tradicionalistas, classificando-as apenas como “similares”, fato este que não contempla as especificidades dos costumes gaúchos.

Após a manifestação do coordenador da 13ª RT, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Zappe Bisgono, suspendeu a sessão plenária para que os vereadores pudessem conversar com os integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Os 21 vereadores decidiram expedir moção de apoio ao MTG, se solidarizando com as questões levantadas pelo coordenador da 13ª Região. Em consenso, os parlamentares defendem que adequações e alterações na legislação devem ser feitas, a fim de contemplar os centros de tradições gaúchas, reconhecidos como entidades diferenciadas devido à sua cultura e estilo. Para Ildo Wagner, a partir do que está sendo discutido pelo parlamento, Santa Maria poderá ser o modelo a ser seguido.

Os vereadores integrantes da Comissão Especial criada para estudar a legislação de proteção contra incêndio convidaram os tradicionalistas para participar dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo.

O presidente da Comissão Especial, vereador Sergio Cechin, convidou os tradicionalistas a participar dos trabalhos, já na próxima segunda-feira, em reunião que acontece às 16h, na Câmara de Vereadores.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Carolina Bonoto