Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Exposição de acadêmicos da Arquivologia no espaço Novos Talentos

• 17/07/2013

O Espaço Novos Talentos, no primeiro andar do Legislativo, recebe a mostra Recorte histórico de Santa Maria – Estudos através da Paleografia. A exposição surgiu da parceira em projeto firmado de estudo histórico do município entre a Câmara de Vereadores e a Universidade Federal de Santa Maria, através do curso de Arquivologia.

Coordenado pela professora Eneida Isabel Schirmer Richter e pela arquivista Jara Rejane Pereira da Silveira, o trabalho é composto de análises paleográficas de documentos preservados no Arquivo Geral da Câmara de Vereadores, no período de 1860 a 1890, utilizando como base o método indutivo comparativo, assim como o método analítico. O acervo constitui-se em fonte primária de grande valor e pertinente ao estudo nas atividades acadêmicas onde a Paleografia é vista, atualmente, como uma fonte para o entendimento da história de uma sociedade.

Para atingir os objetivos propostos, primeiramente foi realizada a seleção dos documentos no Arquivo da Câmara. Posteriormente foi realizada a leitura da documentação, assim como sua transcrição. A análise documental ocorreu de acordo com os princípios da análise paleográfica observando os aspectos materiais, gráficos e complementares. Por último, os acadêmicos realizaram a contextualização histórica de cada peça documental escolhida e montaram painéis com o resultado do trabalho.

A mostra Recorte histórico de Santa Maria – Estudos através da Paleografia pode ser visitada até o dia 5 de agosto, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários: das 7h30 às 13h30, até o dia 31 de julho, e das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, a partir do dia 1° de agosto.

Texto: Daniela Huberty
Fotos: Carolina Bonoto