PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Sessão Plenária Ordinária, 01 de agosto de 2013.


  • 01/08/2013
Compartilhe:

TRIBUNA LIVRE: O presidente do SINDIFERGS (Sindicato dos Empregados em Empresas Ferroviárias no Estado do Rio Grande do Sul), João Edacir Calegari Morais, utilizou a tribuna livre para destacar os 50 anos de história do Sindicato. Destacou que Santa Maria devera ser a sede central do Sindicato porque iniciou na cidade a história ferroviária. Morais ponderou que o município não pode ficar excluído do trajeto da ferrovia norte-sul.

EXPEDIENTE NOBRE: O espaço foi utilizado pelo vereador Werner Rempel (PPL), que realizou homenagem aos 50 anos do Sindicato dos Ferroviários de Santa Maria. Werner destacou que foi procurado pelos ferroviários do SINDIFERGS, os quais lhe concederam a honra e a responsabilidade de prestar homenagem em razão das comemorações dos 50 anos de existência do Sindicato. “Falar do Sindicato dos Ferroviários implica, necessariamente, em falar do período que antecedeu à sua criação, pois a nossa cidade tem ligação ferroviária com o centro do país há 123 anos”, comentou Werner.

Resumo dos pronunciamentos

Dr. Ovidio (em comunicação de liderança do PTB) cumprimentou vereador Werner Rempel pelo belo pronunciamento em homenagem aos ferroviários. Destacou vínculo de familiares com a ferrovia, informando que seu pai foi foguista da viação férrea. “O ferroviário é uma pessoa que trabalha alegre e extremamente orgulhoso do que faz”, comentou. Informou que seu irmão trabalhava na Rede Ferroviária. Dr. Ovidio registrou que trabalhou como traumatologista dos funcionários da Rede.

Marta Zanella (PMDB) parabenizou SINDIFERGS pela comemoração de 50 anos de fundação e cumprimentou o advogado Vitor Hugo do Amaral Ferreira pela nomeação ao cargo de procurador jurídico do Legislativo. A vereadora falou sobre a visita do Papa Francisco ao Brasil, destacando simplicidade e carisma do pontífice.

Sandra Rebelato (PP) destacou que todos os vereadores precisam levar à mídia que o poder Legislativo de Santa Maria transcende rixas e acordos políticos e que trabalha pelo bem comum. Fez referência ao editorial de jornal A Razão de 06 de julho em que há a afirmação de que a Câmara de Vereadores ficou com a imagem arranhada e abalada com a ocupação do plenário do Legislativo. “Não consigo conviver com esse arranhão. Todas as instituições que passei são sólidas e essenciais para a polis.”, comentou. Em comunicação de liderança do PP, afirmou que Santa Maria precisa de paz e prepara o Natal planejando espalhar simbolicamente espírito santo em diferentes lugares para que este alcance ouvido de todos os santa-marienses.

Anita Costa Beber (PR) elogiou o vereador Fort, presidente da Comissão de Saúde, pela condução da reunião de trabalho com os prestadores de saúde no município. A vereadora destacou que a saúde básica no município está bem, mas há problemas em áreas dependentes de investimentos do Estado e da União. Anita reiterou preocupação com a falta de iluminação no canteiro central da faixa velha de Camobi. A vereadora cobrou do Executivo Municipal o cumprimento da lei 5177, de sua autoria, que institui data festiva nos distritos de Santa Maria. Anita criticou a realização da Festa do Marreco nos distritos.

João Kaus (PMDB) desejou boas vindas ao novo procurador jurídico da Câmara e destacou o profissionalismo de Robson Zinn durante o período em exerceu cargo de procurador no Legislativo. Cumprimentou prefeito Cezar Schirmer pela assinatura da ordem de serviço para viabilizar instalação elétrica na vila Natal, beneficiando aproximadamente 200 famílias. Kaus destacou investimentos na região oeste, tais como asfaltamento de ruas e obras no bairro Boi Morto.

Daniel Diniz (PT) parabenizou Sindicato dos Empregados em Empresas Ferroviárias pela comemoração de 50 anos de atividades. Destacou investimentos do governo federal em Santa Maria que viabilizam a realização de obras em infraestrutura. Disse ter recebido várias reclamações da situação de saúde nos postos de saúde, especialmente na UPA e no Pronto-Socorro do HUSM. Daniel Diniz informou que está acompanhando a implementação da Reforma Administrativa, cumprimentando Margarida Mayer pela nomeação à secretária de Assistência Social. O vereador pediu ao presidente da Câmara que explique pessoalmente aos vereadores sobre a situação da obra do novo prédio do Legislativo. Destacou que tem informações sobre a obra por meio da imprensa. Parabenizou o advogado Vitor Hugo do Amaral Ferreira por ter iniciado a trabalhar já na sessão desta quinta-feira. Por fim, o vereador informou ter comprado uma trena, a qual exibiu na tribuna, para ajudar na medição dos buracos nas ruas da cidade. “Tem buraco na frente da Câmara que ainda não foi tapado”.

Manoel Badke (DEM) cumprimentou Sindicato dos Ferroviários pela celebração de 50 anos de fundação, destacando que, em 1981, cinco alunos da Medicina Veterinária foram de Santa Maria a Porto Alegre de trem para fazer inscrição no Conselho da categoria. Badke, que presidiu a Câmara em 2012, declarou que primou por gestão transparente e chegou ao fim do ano com todos os vereadores unidos em torno do Legislativo. Em relação à ocupação do Parlamento, o vereador afirmou ter o entendimento de que a Câmara foi agredida ao ser impelida a exonerar procurador jurídico Robson Zinn.

Coronel Vargas (PSDB) desejou boas vindas a todos os vereadores após os quinze dias de recesso parlamentar. Pediu ao Legislativo que, nos próximos meses, tenha um olhar mais atento à comunidade, ultrapassando diferenças político-partidárias. Coronel Vargas declarou ter confiança no trabalho de Vitor Hugo do Amaral Ferreira na procuradoria jurídica. Fez agradecimento à polícia civil pela operação que resultou na prisão de um grupo de pichadores. Parabenizou Batalhão de Operações Especiais que, nesta sexta-feira, completa mais um ano de atividades, tendo como lema “missão dada, missão cumprida”. Solicitou à prefeitura que realize a conservação das praças pertencentes ao município antes de cobrar responsabilidade dos moradores.

João Carlos Maciel (PMDB e em comunicação de liderança) disse que o vereador Daniel Diniz deveria ter utilizado trena para medir buracos nos oito anos do município na gestão anterior. Elogiou o vereador Werner Rempel pela forma eloquente que destacou a relevância da ferrovia para o país, especialmente ao município. Lamentou depredação do patrimônio público ao longo dos anos, ressaltando que os gestores públicos devem ser responsabilizados. Parabenizou o município pela parceria com governo estadual e federal para viabilizar saneamento básico na região leste de Santa Maria. Maciel enfatizou que investimento em saneamento básico representa investimento em saúde. O vereador afirmou que a administração Schirmer/Farret realizou, em quatro anos, mais pavimentação do que o governo anterior que permaneceu oito anos no comando do município. Maciel deu boas vindas ao novo procurador jurídico do Legislativo. Parabenizou o Judiciário e Ministério Público pela condução dos trabalhos no caso da Boate Kiss.

Daniel Diniz (espaço da oposição) comentou que compreendo o posicionamento do vereador João Carlos Maciel, pois “este é o papel do líder do governo”. No entanto, afirma ser preciso esclarecer alguns pontos. Disse que quando Valdeci Oliveira assumiu o governo, a prefeitura não tinha crédito para comprar merenda escolar e a prefeitura tinha dívidas. Afirmou que enquanto vereador de oposição tem legitimidade para fazer as cobranças necessárias em relação ao governo municipal. Daniel Diniz relembrou promessas de campanha do prefeito Schirmer, as quais, segundo ele, não estariam sendo cumpridas. Destacou que tem acompanhado o trabalho da secretaria de Obras e, quando necessário, fará críticas.

Dr. Ovidio (PTB) fez referência a questão do atendimento médico, destacando que a classe política terá alguns problemas para enfrentar. Comentou que em outra época, o prefeito Valdeci encaminhou projeto pedindo a instalação de 16 novos postos de saúde e o Parlamento votou contra, sob alegação de gerar impacto financeiro. Dr. Ovidio afirma que o atendimento médico depende de vontade política. Destacou o encaminhamento do Centro Universitário Franciscano para a criação do curso de Medicina.

Sergio Cechin (PP) deu boas vindas ao procurador jurídico, Vitor
Hugo do Amaral Ferreira. Destacou a atuação de times de futebol amador no município. Mencionou reunião para tratar sobre a segurança e prevenção de incêndio, que deve acontecer na próxima semana em Santa Maria. Enfatizou que o trabalho desenvolvido durante os trabalhos da comissão especial que tratou do assunto será levado ao conhecimento do prefeito Cezar Schirmer. Criticou a existência de “negociatas” no programa Minha Casa, Minha Vida. O vereador afirma receber denúncias sobre o caso, que teriam acontecido em loteamentos como o Cipriano da Rocha e Videiras. Sergio Cechin enfatiza que as moradias devem ser ocupadas por quem realmente precisa. Destacou que as negociações irregulares estariam acontecendo após a seleção realizada pela prefeitura e seriam de autoria de pessoas mal intencionadas.

João Kaus (liderança do PMDB) criticou o pronunciamento do vereador Daniel Diniz, em relação ao trabalho da secretária de Obras. Destacou os avanços na Educação do município, com investimentos e melhorias realizadas pelo governo Schirmer. Na Saúde, João Kaus destacou a construção do Hospital Regional e o atendimento na Casa de Saúde, conquistas atribuídas ao governo Schirmer. Também destacou a usina de asfalto do município, que beneficiou diferentes regiões da cidade. A revitalização da Avenida Rio Branco também foi lembrada pelo vereador. Na Habitação, destacou a construção de 2000 casas que tiveram recursos do governo federal, mas também tiveram contrapartida do município. De acordo com João Kaus, muita coisa foi feita pelo governo atual.

Admar Pozzobom (liderança do PSDB) enfatizou que para uso da tribuna, caso não se tenha nada de importante para dizer, é melhor calar. Relembrou que durante o primeiro mandato do prefeito Schirmer, o PSDB fazia parte do governo. Já no segundo mandato, está na bancada de oposição. Destacou como legítima a votação conquistada pelo prefeito Schirmer, mas este não é motivo para que os vereadores de oposição se calem. Admar chamou de “obra eleitoreira” a ponte que liga Santa Maria a Itaara, no distrito de Arroio Grande, na localidade de Três Barras. Segundo o vereador, terminada a eleição, “não ficou nem a poeira das máquinas”. Também fez críticas à situação dos distritos, afirmando que tudo está “um caos”. Reafirmou que usa a tribuna para fazer cobranças conscientes, de acordo com as reivindicações da população. Cobrou responsabilidade dos vereadores.

João Kaus (explicação pessoal) afirma que considera grosseira a manifestação do vereador Admar Pozzobom, que teria feito trocadilho com o sobrenome “Kaus”. João Kaus questionou se o sobrenome Pozzobom faz do vereador Admar alguém tão bom assim.

Werner Rempel (liderança do PPL) explicou um procedimento em Medicina, chamado “craniotomia”, procedimento esse que gostaria de fazer na cabeça do vereador João Kaus “para ver se consigo colocar alguma coisa lá dentro”. Werner Rempel criticou as afirmações de João Kaus, em relação ao Hospital Regional. De acordo com Werner, à época do governo Valdeci Oliveira, a obra não foi realizada pela inviabilidade de construir um hospital no Distrito Industrial de Santa Maria. Rempel rememorou a discussão acerca da implantação do Hospital Regional no município. Destacou que o ex-prefeito Valdeci “tudo fez” para trazer o hospital. Obra que só foi possível com a doação do terreno pelo Dr. Schons, ato que aconteceu durante o governo Schirmer. Em relação à Avenida Rio Branco, Werner destacou que durante o governo do qual fez parte, já havia um projeto de revitalização do centro histórico de Santa Maria. O vereador afirma não ter tido tempo para resolver os problemas citados pelo vereador João Kaus. Werner exige o mínimo de respeito entre os vereadores, pelo menos na questão da propriedade intelectual.

Jorge Trindade (liderança do PT) convidou a comunidade para participar do Projovem Trabalhador, Juventude Cidad/RS, cujas inscrições acontecem até o dia 06 de agosto. O vereador tranquilizou os moradores de Camobi, que estariam preocupados em relação a ruas que não estariam mapeadas nas obras do saneamento básico. Jorge Trindade afirmou que vai estar fiscalizando os trabalhos da Corsan. Criticou a situação das pracinhas no município, principalmente na região do bairro Camobi. Enfatizou que jamais ocupará a tribuna para dizer meias verdades, sem entrar no mérito do que foi mal feito ou deixou de ser feito.

Proposições aprovadas:

- requerimento, de autoria da vereadora Sandra Rebelato, solicitando o envio de moção de congratulações à União Feminina da Igreja Assembleia de Deus de Santa Maria, pelos cinco anos de existência.

- requerimento, de autoria do vereador Fort, solicitando autorização para viagem a cidade de Porto Alegre, com condução própria, no dia 05 de agosto, para agenda na Susepe, Comissão de Direitos Humanos e Comissão de Saúde.

Texto: Clarissa Lovatto Barros e Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços