Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Comitê em Defesa da Ferrosul apresenta levantamento técnico

• 05/08/2013

O Comitê Regional Permanente de Mobilização e Defesa da Ferrovia Norte-Sul, coordenado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno e pelo deputado estadual, Valdeci Oliveira, se reuniu na manhã desta segunda-feira (05), em Santa Maria. No encontro, o grupo de trabalho apresentou estudos e levantamentos técnicos com demandas da região central. Os dados deverão compor um dossiê que será entregue a Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa pública responsável pela infraestrutura ferroviária do país.

Integrantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria (SEASM) e a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), contribuíram com um estudo sugerindo locais por onde o traçado da ferrovia poderá passar, antes de chegar ao seu destino final que é o Porto de Rio Grande. São eles: trecho Erechim – Passo Fundo; trecho Passo Fundo – Cruz Alta; trecho Cruz Alta – Phillipson; trecho phillipson – Canabarro; trecho Canabarro – Dilermando de Aguiar; trecho Dilermando de Aguiar – São Gabriel e trecho São Gabriel – Pelotas – Rio Grande.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno o Comitê está tendo grandes avanços no levantamento de informações sobre a parte técnica e as demandas que a região proporciona na parte econômica, para que isto seja levado em conta pela VALEC na hora de escolher o traçado da Ferrovia Norte – Sul.

O grupo discutiu ainda a possibilidade de agendar reunião com o prefeito Cezar Schirmer. Uma audiência de demanda e traçado técnico junto a Valec deve acontecer, para reforçar o interesse de Santa Maria em integrar o traçado da Ferrosul.

Estiveram presentes na reunião o vereador Luciano Guerra, o prefeito de Dilermando de Aguiar, Jaime Lima da Silva e representantes de entidades ligadas ao setor ferroviário.

Texto e fotos: Cristian Cunha