Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Frente Parlamentar em Defesa do Esporte realiza segunda reunião com representantes esportivos

• 06/08/2013

Os vereadores Daniel Diniz, Marcelo Zappe Bisogno e Paulo Airton Denardin, integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, se reuniram, na manhã desta terça-feira (06), com representantes de diferentes segmentos esportivos do município, além do secretário de Esporte e Lazer, Erony Paniz Júnior, para dar prosseguimento ao trabalho que objetiva conhecer as necessidades de cada setor esportivo da cidade. Segundo o vereador Daniel Diniz, presidente da Frente, a cidade e a população têm a possibilidade de crescer através do esporte e, por isso, destacou a importância de se ouvir as carências e os projetos em andamento das diversas modalidades esportivas municipais.

O presidente da Liga de Bolão, Milton Leal, informou sobre a situação desta modalidade no município. De acordo com ele, atualmente, existem apenas dois clubes atuando na cidade e duas pistas oficiais para treinamento. Milton ressaltou que o bolão sempre foi um esporte forte, mas que, com o tempo, perdeu adeptos. Por isso, entre as principais necessidades, destacou que a cidade não oferece competições e que é preciso incentivo para novos jogadores.

O presidente da Liga Santamariense de Futebol, Danilo Silva, argumentou que as principais dificuldades dos praticantes do esporte são o não cumprimento das solicitações de apoio financeiro para a realização do Campeonato Municipal de Futebol Amador e o pouco apoio para o crescimento da competição. Outro problema, apresentado por Danilo, é a falta de um campo municipal, já que o esporte envolve 3.700 atletas na cidade que estão presentes em todas as regiões.

A professora e representante do judô, Aglaia Pavani, afirmou que o apoio financeiro também é um problema para ela e seus alunos. Em função disso, Aglaia tem trabalhado com verba de municípios vizinhos para treinar os 553 atletas judocas da cidade. A professora ressaltou que é preciso maior verba do PROESP, Programa de Apoio ao Esporte, e um centro de treinamento no município.

O representante do futsal e secretário de Esporte e Lazer, Erony Paniz Júnior, disse que a secretaria vai trabalhar para atender as demandas apresentadas pelos segmentos. Para isso, já destacou a importância de se pensar em um calendário esportivo municipal e a criação de leis para a realização de competições na cidade com o objetivo de proporcionar maior apoio aos esportistas e clubes, além de um planejamento mais sólido.

Os vereadores da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte vão seguir recebendo as reivindicações dos representantes dos setores esportivos do município. Os depoimentos e necessidades discutidas deverão compor um relatório que será entregue ao Executivo no final do ano, com o objetivo de direcionar recursos orçamentários para o esporte em 2014.

Texto e fotos: Daniela Huberty