Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Concurso cultural premia trabalhos de conscientização sobre o álcool

• 07/08/2013

Na noite desta quarta-feira (07), aconteceu a abertura oficial da III Semana Municipal de Prevenção ao Consumo de Bebidas Alcoólicas, Cigarros e Congêneres, instituída pela Lei Municipal nº 5471/2011 e alterada pela Lei 5663/2012. Na mesma ocasião ocorreu a cerimônia de premiação do concurso cultural “Curto a Vida. Não curto o álcool”.

A vereadora Sandra Rebelato, autora do projeto de lei que originou a semana de prevenção, representou a presidência do Legislativo. Prestigiaram o evento o secretario de Município de Saúde, Vanoir Koehle; o presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, a promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Santa Maria, Ivanise Jann de Jesus, o presidente do Comen-SM, José Sidnei Konzgen dos Santos, representantes da secretaria de Educação, Unifra, Ufsm, entre outras autoridades.

O concurso cultural “Curto a vida. Não curto o álcool” é destinado a alunos do nono ano do ensino fundamental e primeiro ano do ensino médio de escolas públicas e privadas de Santa Maria. Na edição deste ano, os jovens trabalharam com o tema “Com responsabilidade a vida tem mais valor”. Ao todo, foram 95 trabalhos inscritos nas categorias escrita, vídeo e desenho. A comissão julgadora avaliou os projetos a partir dos quesitos criatividade, apresentação, coerência temática, coesão e originalidade.
O concurso é realizado pela equipe do projeto, composta pelo Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (COMEN-SM); Ministério Público do Rio Grande do Sul; Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, através das secretarias de Município da Educação, do Desenvolvimento Social e da Saúde; 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE); Unifra e Centro de Referência ao Crack e outras Drogas (UFSM).

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty

Confira os premiados no concurso “Curto a vida. Não curto o álcool”:

Categoria Escrita:

1º lugar: Vanessa Amorin Fontela – Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado.

2º lugar: Andressa Nunes – Colégio Coração de Maria

Redação destaque: Flaiane Catarine Rosa da Rosa – Escola Municipal de Ensino Fundamental Reverendo Alfredo Winderlich

Categoria Desenho:
1º lugar: Felipe Amorim – Colégio Riachuelo

Categoria Vídeo:

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca Weinmann, com o tema “Tá feliz?”.

Andressa Rodrigues de Andrades
Caroline Oilveira Campos