Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Comissão de Saúde realiza nova reunião para tratar do atendimento a usuários de doenças crônicas

• 08/08/2013

Os vereadores Luis Carlos Fort, Dr. Tavores, Pastor João Chaves e Maria de Lourdes Castro, integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realizaram, na manhã dessa quarta-feira (08), a primeira reunião de trabalho para discutir e propor melhorias sobre as questões que permeiam o acesso e atendimento a pacientes portadores de doenças crônicas no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Estiveram presentes na reunião a coordenadora administrativa da Política de Saúde Mental do Município e coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPs), Maria Albina Maffini, o gerente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), Anderson Boneth, o representante do Instituto Educacional de Santa Maria, Fernando Soares, o representante do Lar Acalanto, Cristiano Mesquita, e membros da Prefeitura Municipal e do Hospital Universitário.

O tema, que já havia sido discutido em outras oportunidades pela comissão, vem sendo tratado com o poder Executivo desde 2011, de acordo com o representante do Instituto Educacional de Santa Maria, Fernando Soares. Entre as questões que haviam sido pautadas anteriormente, foi resolvido o problema das passagens para transporte público municipal. A partir de agora, todos os usuários de transporte portadores de doenças crônicas terão acesso ao cartão SIM padronizado, evitando possíveis constrangimentos. Somente os pacientes portadores de doenças mentais irão seguir com o passe especial, em função do grande número de perdas e o alto custo da confecção dos cartões magnéticos.

O representante do Lar Acalanto, Cristiano Mesquita, argumentou que é preciso centralizar o tratamento no HUSM e melhorar o atendimento, para que se torne mais humanitário. Outra pendência a ser resolvida, de acordo com Cristiano, é a quantificação da isenção de passagens do transporte público, pois muitos pacientes acabam por desistir do tratamento pela falta ou pouco número de passagens distribuídas, além da demora na liberação de documentação. Em relação a isso, a comissão vai viabilizar um documento para o secretário de Saúde com o pedido de maior agilidade para liberação dos atestados de comprovação da continuação do tratamento.

O presidente da comissão, vereador Luis Carlos Fort, ressaltou os avanços do trabalho da comissão em relação ao assunto, mas afirmou que é preciso continuar fiscalizando o poder público.

Texto: Daniela Huberty
Fotos: Carolina Bonoto