Santa Maria, quarta-feira, 26 de junho de 2024

Presidente do Legislativo participa de reunião sobre o Hospital Regional

• 16/08/2013

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno, participou de reunião na 4° Coordenadoria Regional de Saúde nesta sexta-feira (16), para tratar sobre o andamento da obra do Hospital Regional. Na oportunidade, o diretor de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da Secretaria de Saúde do Estado, Dr. Marcos Lobato, respondeu aos questionamentos das autoridades presentes.

Segundo Lobato, a obra tem previsão de estar concluída até o 1° semestre de 2014, mas o hospital só estaria apto para atender os pacientes a partir do 2°semestre do mesmo ano. O diretor explicou a necessidade da abertura de editais, tanto para a compra de equipamentos quanto para a contratação de funcionários, além de tempo hábil para treinamento dos mesmos. Lobato também esclareceu que deverá ocorrer a realização de obras no entorno do hospital, como o asfaltamento da Rua Florianópolis, que é de responsabilidade da prefeitura, além de intervenções por parte do DNIT na BR 158, que dá acesso ao hospital.

Lobato ressaltou ainda que o Hospital Regional será especializado em reabilitação física, nos moldes da Rede Sarah, e outros tipos de tratamentos. Previsto para oferecer 100% dos leitos disponíveis para o SUS, sem nenhum atendimento privado, o Hospital Regional deve receber pacientes de todo o Estado. Além disso, o hospital vai ser gerido por uma instituição pública, que pode ser estadual ou federal, mas até o momento não foi definida.

De acordo com o presidente da Câmara, a reunião realizada com o representante da Secretaria da Saúde do Estado possibilitou a todos os presentes conhecerem a real situação do Hospital Regional. “A Câmara de Vereadores se fez presente neste encontro, já que Santa Maria será a única cidade do Estado a ter um hospital especializado em reabilitação”, argumenta.

Participaram da reunião o vereador Dr. Ovídio, o representante do Fórum das Entidades Empresariais, Souvenir Machado, o secretário de Saúde, Vanoir Koehler, o presidente do Corede Central, Caio Jordão e a coordenadora regional adjunta de Saúde (4ª CRS), Flavia Costa da Silva.

Texto e fotos: Cristian Cunha