Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Comissão de Direitos Humanos discute obras no Km 3

• 22/08/2013

Os integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, vereadores Cel. Vargas, Dra. Deili, João Carlos Maciel, Dr. Ovídio, Marta Zanella e Luciano Guerra, receberam, na tarde desta quinta-feira (22), o coordenador das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no município, engenheiro Francisco Severo, e o superintendente adjunto da Corsan em Santa Maria, Júlio Cesar do Espírito Santo. A reunião teve como objetivo discutir a situação das obras do sistema de água e esgoto no bairro Km 3, que iniciaram em 2010 e estão totalmente paradas há três meses e meio. As obras são financiadas pelo PAC e o projeto foi feito pela Prefeitura Municipal.

O engenheiro Severo argumentou que o projeto da obra precisou ser readequado devido à adaptação de motores a novas tecnologias, precisando assim ser feitas novas análises de água e esgoto pela Corsan, o que gerou o atraso. O superintendente Júlio afirmou que, desde que soube da situação, cobrou permanentemente uma rápida solução. Apesar disso, ressaltou que a Corsan está sobrecarregada de trabalho, o que acarretou na demora dos projetos. De acordo com ele, na segunda-feira (26), as duas análises, de água e esgoto, estarão prontas e ele irá pessoalmente a Porto Alegre buscá-las. A partir de então, as análises serão repassadas ao engenheiro Severo e posteriormente à Caixa Econômica Federal, para apreciação e pagamento da empresa responsável, que terá cinco dias úteis para reiniciar as obras.

O engenheiro Severo ressaltou a importância e particularidade das obras no bairro Km 3, pois a comunidade vai receber uma mini rede de tratamento de água e esgoto. Além disso, destacou a interferência da Corsan, que trouxe agilidade para a continuação das obras. O presidente da comissão, vereador Cel. Vargas, afirmou que, a partir do debate, os parlamentares poderão repassar as informações e a resposta técnica para a comunidade, que reclama do problema.

Texto: Daniela Huberty
Fotos: Ana Bittencourt