Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Câmara concede Medalha Edmundo Cardoso

• 22/08/2013

A Câmara de Vereadores realizou, nesta quinta-feira (22), Sessão Solene de entrega da Medalha do Mérito Teatral Edmundo Cardoso, no Plenário Coronel Valença. A medalha, consolidada pela Lei Municipal 5622/2012, é destinada aos atores, escritores, diretores santa-marienses ou aqui radicados, que se destacaram por sua ação em favor do teatro no município. Neste ano, o agraciado com a honraria é o diretor, ator, iluminador e produtor Felipe Martinez.
A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno. O secretário de Relações de Governo e Comunicação, Rogério de Assis Brasil, representou o prefeito municipal, Cezar Schirmer. O Comando da 3ª DE esteve representado pelo Cel. Lecomte.

Marcelo Bisogno destacou a satisfação do Poder Legislativo em conceder a homenagem em agosto, quando se comemora o mês da cultura no município. A vereadora Maria de Lourdes Castro apresentou o currículo do agraciado e fez a entrega da Medalha Edmundo Cardoso.

Felipe Martinez é bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria. Integra o grupo Teatro Por Que Não? (TPQN?) como diretor, ator, iluminador e produtor. Desde 2012 é um dos administradores do Espaço Cultural Victorio Faccin (ECVF) junto ao grupo TUI, com mais de 50 anos de atuação na cidade de Santa Maria. Entre trabalhos de direção e atuação já participou de mais de 15 espetáculos. Como iluminador possui trabalhos em mais de 15 espetáculos. Em 2010 recebe o prêmio de melhor direção no 23º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. Já realizou apresentações em Portugal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Porto Alegre e diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul. Atua na produção de importantes eventos e ações culturais em Santa Maria como o MOSAICO, (pausa dramática), Agenda Cultural do ECVF, Oficinas de Teatro do TPQN?, entre outros.

Em seu pronunciamento, o homenageado com a Medalha do Mérito Teatral Edmundo Cardoso comentou a honra em receber a distinção que leva o nome do teatrólogo. Destacou a atuação dos colegas atores e atrizes que compõe o trabalho cotidiano em prol da cultura, dividindo a Medalha com integrantes do Teatro Por Que Não? (TPQN?) e das pessoas com as quais convive no Espaço Cultural Victorio Faccin. Classificou como insuficientes as práticas e iniciativas públicas em Santa Maria, que, apesar de tudo, ainda conserva o título de “Cidade Cultura”. Por fim, Felipe Martinez fez apelo para que o produto artístico santa-mariense seja valorizado.
Ao cumprimentar o homenageado, o presidente do Legislativo, destacou o talento e a juventude de Felipe Martinez como um indicador do caminho a seguir no desenvolvimento da cultura de Santa Maria. Presente na sessão solene, Claudinho Cardoso, filho de Edmundo Cardoso, ocupou a tribuna para homenagear Felipe Martinez.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty