PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Sessão Plenária Ordinária, 10 de setembro de 2013.


  • 10/09/2013
Compartilhe:

Legislativo presta homenagem à vereadora Maria de Lourdes Castro

Antes de iniciar a sessão plenária ordinária desta terça-feira (10), o presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, fez referência à primeira sessão sem a presença física da vereadora Maria de Lourdes Castro. O vereador destacou o trabalho desenvolvido, a competência e ética da vereadora, que ficam como herança para todos que a conheceram. Maria de Lourdes foi lembrada pela forma como se dedicava ao coletivo a partir do seu trabalho em prol da cidade de Santa Maria. Destacou a pessoa de boa convivência, de excelente conduta, corajosa e guerreira, que não media esforços para dedicar-se a um projeto maior. Assessores da vereadora depositaram uma rosa na mesa que pertencia à parlamentar, em sinal de respeito à memória de Maria de Lourdes Castro. Em nome de todos que auxiliavam a edil em sua trajetória, a assessora parlamentar Georgina Dias usou a tribuna para prestar homenagem à vereadora, destacando os valores da amizade e ética, os quais levam como legado conquistado a partir do convívio com a vereadora. Ao fim do pronunciamento, os presentes realizaram um minuto de silêncio em memória a Maria de Lourdes Castro.

Proposições aprovadas:

- requerimento, de autoria da vereadora Sandra Rebelato, solicitando a inserção nos Anais da Casa do artigo “A CDL de Santa Maria merece derrubada da bitributação”, de autoria do deputado estadual Jorge Pozzobom, no jornal A Razão, dia 28 de agosto de 2013;

- requerimento, de autoria do vereador Admar Pozzobom, solicitando o envio de moção de congratulações a empresa Comercial Leo, pelos seus 32 anos de existência;
- requerimento, de autoria do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando o envio de moção à aprovação do ato 109/2003 que susta o “Imposto de Fronteira”;

- requerimento, de autoria do vereador Sérgio Cechin, que solicita inserção nos Anais da Câmara a homenagem prestada na reportagem de capa do jornal A Cidade, edição de 06 de setembro, à vereadora Maria de Lourdes Castro;

- requerimento, de autoria do vereador João Kaus, solicitando envio de moção de pesar a Adair Marques e família Castro pelo falecimento da vereadora Maria de Lourdes Castro. Na discussão do requerimento, Kaus declarou que o sentimento pela perda da vereadora transcende o Legislativo Municipal. “A sociedade perde muito com o falecimento da vereadora”, ponderou. O vereador Dr. Ovidio lembrou que a vereadora integrou o PTB antes de migrar ao PMDB. Ovidio contou passagem da vida de Maria de Lourdes, em que a vereadora negou convite do prefeito Valdeci Oliveira para assumir a secretaria de Assistência Social porque discordava da postura do partido que comandava o município. “Ela rejeitou a proposta porque a ideia dela era outra”, comentou. Sugeriu que o último pronunciamento da vereadora Maria de Lourdes na sessão da Câmara deve servir como aula a todos os políticos. O vereador João Carlos Maciel lembrou que quando presidiu a Câmara, em 2009, uma vez por mês foi realizado jantar para reunir os vereadores, principalmente na residência da vereadora. Maciel declarou que a vereadora tinha por propósito a união de todos os vereadores, independentemente de posição política. O vereador Manoel Badke afirmou que o último discurso da vereadora na tribuna da Câmara reflete a postura ética e correta de Maria de Lourdes Castro. Badke disse que chamou a atenção que, no final do pronunciamento de Maria de Lourdes, a vereadora Sandra Rebelato foi até a vereadora Maria para dar um forte abraço. “Aquele abraço é de união que todos nós deveremos construir nesta Casa”, opinou. A vereadora Sandra Rebelato fez a leitura de uma carta que escreveu a Maria de Lourdes Castro, redigida logo após o sepultamento. Na carta, a vereadora revela a admiração e o respeito a Maria de Lourdes Castro, que praticou o bem durante a vida. Sandra Rebelato afirmou que a vereadora ficou bastante triste ao receber intimação, em sessão plenária, para se defender na subcomissão de ética. “Precisaste morrer para que nosso trabalho fosse finalmente reconhecido como correto”, destacou.

COMISSÃO ESPECIAL: Os vereadores João Kaus, Werner Rempel e João Chaves integram a Comissão Especial formada para analisar projeto de lei 7949, de autoria do Executivo, Acrescenta § 3º ao art. 106, da Lei Orgânica Municipal.

Resumo dos pronunciamentos

Admar Pozzobom (PSDB) esclareceu episódio ocorrido durante velório da vereadora Maria de Lourdes Castro. “Dois familiares distantes da vereadora não entenderam momento político da CPI. Pediram que nos retirássemos do velório”, comentou, acrescentando que compareceu ao velório para se despedir de Maria de Lourdes Castro.

Anita Costa Beber (PR) fez relato de reunião com o secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, para pedir melhorias nas estradas de Arroio Grande. Anita informou que obteve autorização para realizar a pintura da sede da subprefeitura do distrito. Moradores estão unidos para conseguir o material para a pintura.

Dr Ovidio (PTB) disse que, na última sessão ordinária, o vereador Daniel Diniz fez referência ao seu trabalho. Ovidio fez a leitura de documento da UFSM, em que atesta a participação nos trabalhos comunitários da pró-reitoria de extensão no ano de 1979. O vereador falou também sobre as ações desenvolvidas pela secretaria estadual do Trabalho, cujo titular é do PTB, em Santa Maria.

Werner Rempel (PPL) disse estar profundamente convencido que uma das coisas que mais dá sentido à vida é a luta empreendida por dentro da vida. “Penso que a vereadora Maria de Lourdes era uma mulher de luta”, destacou. Em comunicação de liderança, o vereador ponderou que todas as pessoas têm insuficiências, observando que a morte de uma pessoa pode servir, inclusive, para uma causa política. “A vereadora Maria de Lourdes tinha algumas características e, uma delas, era que ela se atirava na frente das balas”, ponderou. Citando conto gauchesco de Simões Lopes, o vereador afirmou que Maria de Lourdes morreu na coxilha, em plena luta. Werner afirmou que, em poucas vezes na história de Santa Maria, um vereador faleceu no exercício do mandato. Declarou que, a par das divergências com a vereadora, Werner externou respeito a Maria de Lourdes.

João Carlos Maciel (PMDB) reiterou admiração e respeito pela vereadora Maria de Lourdes Castro, que conduziu a vereadora de maneira ética e correta.

Manoel Badke (DEM) fez homenagem aos veterinários, cuja data é celebrada em 09 de setembro. Informou que, no final de semana, aconteceu atividade comemorativa aos vinte anos de graduação em medicina veterinária.

Marta Zanella (PMDB) prestou homenagem à vereadora Maria de Lourdes Castro, que deixou modelos de conduta a serem seguidos e exemplos de boas práticas com crianças, adolescentes, entre outras causas. A morte provoca a reflexão e evidencia a efemeridade da vida. “Devemos valorizar cada segundo como se fosse o último porque o amanhã não nos pertence”, ponderou.

Pastor João Chaves (PSDB) declarou que há sentimento de impotência diante da morte prematura da colega Maria de Lourdes Castro. Afirmou que sempre admirou o trabalho da vereadora, especialmente na promoção de políticas públicas com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O vereador afirmou que a morte da vereadora deve servir de reflexão a respeito de como melhorar a vida das pessoas em Santa Maria. Disse que a cidade precisa voltar a caminhar para o caminho certo e, para isso, é preciso unidade.

Jorge Trindade (PT) parabenizou a Universidade Federal de Santa Maria por estar entre as 14 melhores instituições de ensino do país, conforme ranking elaborado pela Folha de São Paulo. No levantamento de 2012, a UFSM estava e 20ª posição e agora ocupa a 14ª. A Universidade Federal Santa Maria é a segunda melhor no Rio Grande do Sul. Ainda, no seu pronunciamento, lamentou o falecimento da vereadora Maria de Lourdes Castro, destacando as ações da vereadora para garantir investimentos em educação. Lembrou o esforço em conjunto com a vereadora a fim de assegurar o funcionamento da Associação Colibri.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Daniela Huberty



Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços