Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Presidente do Legislativo recebe demanda de terapeutas ocupacionais

• 12/09/2013

Na manhã desta quinta-feira (12), o presidente da Câmara, vereador Marcelo Zappe Bisogno, recebeu acadêmicos e profissionais do curso de Terapia Ocupacional do Centro Universitário Franciscano e da Universidade Federal de Santa Maria. O grupo busca apoio do Poder Legislativo na implantação do cargo de terapeuta ocupacional no município de Santa Maria.

De acordo com a professora da UFSM, Rita Bittencourt, a terapia ocupacional é a 4ª profissional mais importante dos Estados Unidos, e no contexto atual, é fundamental para o município, principalmente no tratamento de sobreviventes da tragédia ocorrida em janeiro. A coordenadora do curso de Terapia Ocupacional da Unifra, professora Vera Lucy Duarte Costa, destaca ainda que em outros municípios da região, como São Sepé, Cachoeira do Sul e Nova Palma, profissionais da área já atuam na saúde pública municipal.

Marcelo Bisogno se comprometeu a encaminhar reunião junto ao prefeito para tratar sobre a demanda apresentada pelo grupo. Desta forma, a intenção do vereador é sensibilizar o prefeito municipal sobre a reivindicação e sinalizar a possibilidade de realização de um concurso público na área.

Terapeuta ocupacional é o profissional da área da saúde que promove o desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas que têm necessidades especiais. O profissional pode atuar em hospitais gerais e especializados; clínicas e consultórios; centros de saúde; escolas e creches; instituições penais e geriátricas; centros comunitários; ações municipais e estaduais de saúde, entre outros.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Carolina Bonoto