Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Comissão de Saúde e Meio Ambiente discute descarte de resíduos sólidos

• 12/09/2013

Integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereadores Manoel Badke, Pastor João Chaves, Dr. Tavores e Jorge Trindade, receberam, na tarde de quinta-feira (12), representantes da empresa GR2 – Gestão de Resíduos, Jair do Carmo, Gilson Piovesan Jr. e Paulo Tadeu Pessoa. Também estiveram presentes o geógrafo da prefeitura, Marcos Geovane Berger e o Secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Lemos. A reunião teve como objetivo discutir o descarte apropriado e a reciclagem de resíduos da construção civil no município.

A empresa GR2 – Gestão de Resíduos atua no recebimento e reciclagem de materiais descartados, reduzindo os impactos ambientais causados pela construção civil. De acordo com o representante da empresa, engenheiro civil Gilson Piovesan Jr, existe apenas uma área licenciada pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) para receber esses dejetos. O engenheiro também ressaltou que a falta de fiscalização faz com que somente 3% dos resíduos produzidos pelas construções civis do município sejam encaminhados para a área de reciclagem. Os demais 97% estão sendo descartados incorretamente, com risco de prejuízo ao meio ambiente. Durante a reunião, os representantes da empresa sugeriram a implantação de um projeto de rastreabilidade ambiental para ajudar o município a controlar o descarte de resíduos, bem como incentivar a criação de novas áreas de destinação e reciclagem dos mesmos.

Para o Secretário do Meio Ambiente, Antônio Carlos Lemos, o aumento da fiscalização no destino dos resíduos da construção civil deve ser trabalhado de forma coletiva. O secretário destacou a importância da atuação de algumas entidades, como Prefeitura, Sinduscon, FEPAM e Ministério Público, para minimizar o impacto ambiental que o descarte inapropriado desses dejetos possa causar. O vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereador Manoel Badke, colocou o Legislativo à disposição dos representantes, ressaltando a urgência em solucionar o gerenciamento dos resíduos, visando à proteção ambiental.

Texto: Carolina Bonoto
Fotos: Daniela Huberty