Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Câmara realiza Sessão Solene em homenagem a Semana Farroupilha

• 17/09/2013

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou, nesta terça-feira (17), Sessão Solene de Abertura da Semana Farroupilha, instituída pelo Decreto Legislativo nº 08/2001. O Regimento Interno da Câmara, em seu artigo 3º, prevê a transferência temporária da sede do Poder Legislativo de Santa Maria para um centro tradicionalista durante a Semana Farroupilha.

A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, pelo patrão do Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul, Valmir Böhmer, o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Ildo Wagner, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, neste ato representando o prefeito municipal, Rodrigo Menna Barreto, o subtenente Marcelo Lopes Ribeiro, representando o Comando do Centro de Instrução de Blindados, Major Luís Alves, representando o Comando da 3ª DE, Tem. Cel. Rolszet, representando o 29º BIB, suboficial Luis Fernando Silva Machado, representando o Comando da BASM e Capitão Henrique, representando o 1º RPMon.

Admar Pozzobom, vereador proponente da Sessão Solene, saudou os presentes e realizou discurso de homenagem aos festejos farroupilhas, destacando a acolhida do CPF Piá do Sul, que novamente recebe o Poder Legislativo na Semana Farroupilha. Pozzobom enfatizou o tema da Semana Farroupilha deste ano, “O Rio Grande do Sul no imaginário social”, que busca resgatar a origem do gaúcho dentro do imaginário social, abordando mitos, lendas e contos que podem ser representados através da dança, do teatro, dos desfiles e de mostras folclóricas.

Valmir Böhmer enfatizou a satisfação em receber novamente o Poder Legislativo nas dependências do CFP Piá do Sul, destacando a atuação da entidade e do município nos concursos gauchescos, principalmente na categoria “Dança”. Para o coordenador da 13ª RT, Ildo Wagner, o trabalho conjunto entre as entidades tradicionalistas e o Poder Legislativo é salutar para a manutenção das tradições gaúchas.

Ao encerrar a sessão, o presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, destacou os valores farroupilhas que contribuíram para a formação de um Estado sólido e desenvolvido no contexto nacional. Também enalteceu a bravura e a hospitalidade do povo gaúcho, que se envolve em lutas para defender seus ideais. Para o presidente, a existência de CTG’s fortalecem as tradições culturais e familiares, proporcionando ambientes de convivência saudável para os santa-marienses.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty