Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Campanha Outubro Rosa divulga programação

• 25/09/2013

A Campanha Municipal de Combate ao Câncer de Mama - Outubro Rosa, teve seu lançamento oficial na manhã desta quarta-feira (25), no Plenarinho da Câmara de Vereadores. Instituída pela Lei Municipal 5432/2011, a legislação tem como objetivo a iluminação de monumentos, prédios públicos e privados, residências, pontos turísticos e outros locais, durante todo o mês de outubro. A ação visa conscientizar a população, de forma visual, sobre o câncer de mama e a importância da realização do diagnóstico precoce.

A programação (confira abaixo) acontece de 1º a 26 de outubro e inclui ações de conscientização e prevenção em escolas e locais públicos, palestras e outras atividades. Durante o período, a TV Câmara estará com programação especial voltada ao evento.

Este ano, a Campanha Outubro Rosa é organizada pela Câmara de Vereadores, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Dix Diagnóstico por Imagem e Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de entidades públicas e privadas do município.

MARIA DE LOURDES – Durante o lançamento, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno, destacou a figura da vereadora Maria de Lourdes Castro, falecida no dia 05 de setembro, no contexto da campanha em Santa Maria. Bisogno lembrou que o projeto de lei que inclui o Outubro Rosa no município é de autoria da vereadora. “A Maria sempre se envolveu muito com esta campanha, através de seu gabinete e sua assessoria. Ela mobilizava as entidades parceiras e estimulava todos a participar. Este ano o Outubro Rosa vai ser em homenagem a ela, vamos dar continuidade ao trabalho que ela estava desenvolvendo”, destacou o presidente.

OUTUBRO ROSA – O movimento popular é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O Outubro Rosa iniciou nos Estados Unidos e teve sua primeira ação no Brasil em 2002, com a iluminação do Mausoléu ao Soldado Constitucionalista, monumento conhecido como Obelisco do Iberapuera, em São Paulo. Em Santa Maria, a primeira ação aconteceu em 2012, com a iluminação da Basília da Medianeira.

PROGRAMAÇÃO:

OUTUBRO ROSA
Objetivo: Informação e prevenção do Câncer de Mama
De 1º a 26 de outubro de 2013

1º/10 –18h - Missa na Catedral Diocesana de Santa Maria

01º/10 – 19h30 – Ato Solene alusivo à Campanha Municipal de Combate ao Câncer de Mama – OUTUBRO ROSA, em frente ao prédio da Câmara de Vereadores de Santa Maria – Centro Democrático Adelmo Simas Genro.

02/10 – Atividade de prevenção nas escolas com palestras
EMEF Duque de Caxias

03/10- Atividade de prevenção nas escolas com palestras
EEEF Edson Figueiredo
Entidade responsável: Oncocentro

05/10 – 20h - Jantar da Associação dos Ex-alunos e Ex-professores do Colégio Maria Rocha, em prol da Liga Feminina de Combate ao Câncer, na Estância do Minuano.

08/10 – Atividade de prevenção nas escolas com palestras
Colégio Adventista de Santa Maria

08/10 – 15h - Tribuna Livre - Câmara de Vereadores de Santa Maria
Oradora: Sra. Cleci Denardin, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

09/10 – Atividade de prevenção com palestras
Lar de Joaquina
Entidade responsável: Oncocentro

10/10 – 12h - Almoço no Centro de Tratamento da Criança e do Adolescente com Câncer do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) – Turma do Ique

17/10 - Palestra para empresas, colaboradores e comunidade
Loca: CACISM.
Palestrante: Dr.ª Janine Bernardi Soder - Radiologista

24/10 –17h - Chá “Vovó Glamour”, na AABB.
Convites com a Liga Feminina de Combate ao Câncer (3223-7911)
Das 9h às 11h e das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira.

26/10 – 9h – Caminhada de encerramento da Campanha, na Praça Saldanha Marinho e Calçadão Salvador Isaia, com entrega de material para conscientização e prevenção da população.

Texto e fotos: Ana Bittencourt