Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Câmara homenageia destaques tradicionalistas

• 26/09/2013

A Câmara de Vereadores de Santa Maria, juntamente com a 13ª Terceira Tradicionalista e a Prefeitura Municipal, realizou, na noite desta quinta-feira (26), Sessão Solene para entrega da Medalha do Mérito Farroupilha e entrega do Troféu Sepé Tiaraju.

Instituído pela Lei Municipal nº 3075/1988, o Troféu Sepé Tiaraju manifesta o reconhecimento ao esforço das entidades tradicionalistas em participar do desfile comemorativo à Revolução Farroupilha, avaliando suas performances no desfile de 20 de setembro. Já a Medalha do Mérito Farroupilha, instituído pela Lei Municipal 4489/2001, e consolidada pela Lei Municipal 5622/2012, tem por objetivo reconhecer pessoas de relevante atuação na valorização do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Nesta edição, a Medalha do Mérito Farroupilha foi concedida a Luiz Sergio Fassbinder. Natural de Ijuí, o agraciado possui forte envolvimento com o tradicionalismo, tendo auxiliado na preservação do CPF Piá do Sul, através de sua atuação voluntária. É membro do Conselho de Vaqueanos e coordenador da Invernada Juvenil do CPF Piá do Sul. É tesoureiro da 13ª RT e vice-coordenador regional da mesma. Por motivos profissionais, o homenageado não pode comparecer a solenidade e foi representado por sua filha, Raíssa Fassbinder.

A Comissão Julgadora do Troféu Sepé Tiaraju foi composta por representantes da Prefeitura Municipal, Brigada Militar, Universidade Federal de Santa Maria, 8ª Coordenadoria Regional de Educação e Movimento Tradicionalista. A equipe avaliou os participantes em cinco quesitos: tema atual, quadros culturais, evolução organizadora, indumentária e montarias. O Troféu Sepé Tiarajú e a menção honrosa pelo empenho no desfile foram concedidos ao DT Querência das Dores e entregues pela secretária de Cultura do município, Marília Chartune, representando o prefeito municipal e pelo coordenador Ildo Wagner.

Além do troféu, a comissão também reconheceu o trabalho das demais entidades envolvidas no movimento. Estas receberam das mãos do coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Ildo Wagner, certificados de menção honrosa. Foram agraciados o CTG Bento Gonçalves, pelo desfile temático; o CPF Piá do Sul; o CTG Estância do Jarau e o DTG Avenida Tênis Clube.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty