Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Comissão recebe coordenadora do projeto Mãos Dadas

• 01/10/2013

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer do Legislativo recebeu, na tarde desta terça-feira (1º), a coordenadora do projeto Mãos Dadas, Aglaia Pavani. O projeto existe há 19 anos e integra a Associação dos Amigos do Santa Maria Judô e atende cerca de 350 crianças em situação de vulnerabilidade, proporcionando inclusão social através da prática esportiva.

A coordenadora solicitou reunião com os vereadores para relatar que as verbas recebidas através do Programa de Apoio ao Esporte (Proesp) sofreram redução em seu montante, resultando em dificuldades operacionais, como compra de materiais, transporte e pagamento de taxa de inscrição em campeonatos. Aglaia Pavani ainda comunicou que a associação está deixando de atender crianças que treinavam no Centro Desportivo Municipal (CDM), pois a sala destinada ao projeto estaria sendo ocupada para outros fins.

O Proesp, previsto na Lei Municipal 5157/2008, permite a captação de recursos com base na isenção fiscal. As empresas do Município que participam da ação garantem que recursos fiscais como ISSQN, IPTU e ITBI sejam destinados aos projetos esportivos. Cabem às entidades, após a aprovação do projeto, buscar os recursos junto aos estabelecimentos comerciais. Em 2013, foram destinados cerca de 355 mil reais para colocar em prática projetos esportivos no município.

A presidente da comissão, vereadora Marta Zanella, comunicou à coordenadora do Projeto Mãos Dadas que irá convidar representantes da Secretaria de Município de Esporte e Lazer para reunir-se junto à Comissão de Educação, Cultura e Lazer do Legislativo, para que os parlamentares possam conhecer o processo de seleção dos projetos inscritos no Proesp.

Texto e fotos: Ana Bittencourt