Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Prédio do Legislativo se integra ao Outubro Rosa

• 02/10/2013

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (1), o ato solene de acender das luzes que marcam a campanha municipal de combate ao câncer de mama, conhecida mundialmente como Outubro Rosa. Em Santa Maria, a campanha foi instituída pela Lei Municipal 5432, de 18 de janeiro de 2011. A legislação prevê a iluminação de monumentos, prédios públicos e privados, residências, pontos turísticos, entre outros, durante o mês de outubro, com o objetivo de conscientizar a população, de forma visual, sobre a importância do diagnóstico precoce para detectar o câncer de mama.

Durante a cerimônia, que contou com a participação das entidades promotoras, vereadores, comunidade e banda da Base Aérea de Santa Maria, o presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, destacou a realização da campanha de forma conjunta, de acordo com a solicitação e o desejo manifestado pela vereadora Maria de Lourdes Castro, falecida no início do mês de setembro. “A vereadora é autora do projeto de lei que instituiu o Outubro Rosa em Santa Maria. E ela me procurou pessoalmente para pedir que a Câmara participasse, junto com as demais entidades parceiras, de forma efetiva e conjunta, para que fizéssemos uma campanha de muito resultado”, destacou.

Neste ano, o Outubro Rosa está sendo realizado no município a partir da parceria entre a Câmara de Vereadores, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Dix Diagnóstico por Imagem e Secretaria Municipal de Saúde.

Texto e fotos: Ana Bittencourt