Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Sessão Plenária Ordinária, 08 de outubro de 2013.

• 08/10/2013

Projetos aprovados em sessão extraordinária

Por acordo dos líderes de bancada, os vereadores realizaram sessão extraordinária para apreciação dos seguintes projetos, que foram aprovados por unanimidade:

- projeto de lei nº 7953, de autoria da Mesa Diretora, que cria no quadro de cargos de provimento efetivo da Câmara de Vereadores do município de Santa Maria o cargo de contador e dá outras providências;

- projeto de lei nº 7960, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo do município de Santa Maria a firmar contrato com o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS e dá outras providências. Na discussão, o vereador Manoel Badke destacou que a revisão da contribuição patronal (por parte do município) deve ser discutida num segundo momento, pois agora a prioridade é garantir plano de saúde aos servidores. O vereador Dr Ovidio classificou como importante o convênio do município com o IPE, tendo em vista a qualidade do plano de saúde. “O convênio é eficiente e informatizado. Tudo muito rápido”, comentou.

TRIBUNA LIVRE: Cleci Denardin, presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, falou sobre as atribuições da Liga, uma das entidades responsáveis pelo “Outubro Rosa”. Em 1954, foi criado em Santa Maria um núcleo da Liga Estadual para realizar trabalho de assistência aos portadores de câncer. “Só a partir de 1971 é que as atividades da Liga iniciaram a ser sistematizadas. De 1974 a 1977, as dificuldades se tornaram menores”, registrou. Em 2000, o Núcleo se transforma em Liga, passando a ter personalidade jurídica própria e a ser regida por estatuto próprio.

Atualmente, a Liga atende vários pacientes com câncer. “O nosso trabalho não é darmos remédios e nunca mais voltarmos. A Liga faz acompanhamento sistêmico dos pacientes”, destacou. Cleci Denardin ressaltou que a Liga precisa de sócios-colaboradores, de doações financeiras e contribuições dos Poderes para solucionar a problemática dos pacientes.

EXPEDIENTE NOBRE: A vereadora Sandra Rebelato, no espaço regimental do expediente nobre, prestou homenagem aos 75 anos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. Criada em 1938, a Biblioteca iniciou as atividades na Rua do Acampamento, no prédio que hoje funciona a Associação Italiana de Santa Maria. Depois passou a funcionar no prédio do Theatro Treze de Maio e, em 1992, foi para o Centro Integrado de Cultura Evandro Behr.

Pela lei municipal número 511, de 1956, a Biblioteca passou a se chamar Henrique Bastide em homenagem a seu idealizador e primeiro diretor. A Biblioteca atende leitoras de todas as faixas etárias, possuindo um acervo que abriga livros infantis e adultos. Há 9.200 mil associados e acervo de 47 mil obras.

Proposições aprovadas:

- requerimento, de autoria do vereador Marcelo Zappe Bisogno, para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura do Município de Santa Maria;

- requerimento, de autoria do vereador Marcelo Zappe Bisogno, para criação da Frente Parlamentar em Defesa da Mobilidade Urbana no Município de Santa Maria.

Projeto em primeira discussão:

- projeto de lei nº 7947, do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional do tipo especial, no valor de R$ 282 mil (duzentos e oitenta e dois mil reais);

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Cristian Cunha