PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Sessão Plenária Ordinária, 10 de outubro de 2013.


  • 10/10/2013
Compartilhe:

Escola Manoel Ribas recebe homenagem da Câmara

A Câmara de Vereadores, no início da sessão ordinária desta quinta-feira, prestou homenagem à Escola Estadual Manoel Ribas, que completa 60 anos neste 10 de outubro. O espaço do expediente nobre havia sido solicitado pela vereadora Maria de Lourdes Castro, e, em razão do seu falecimento, os vinte e um vereadores aderiram à iniciativa. Em nome do Parlamento, o vereador Manoel Badke, realizou discurso referente à instituição de ensino. “Nesses sessenta anos, o Colégio marcou o coração de muita gente. Ex-alunos, ex-professores e comunidade lembram os grandes desfiles”, declarou. Badke registrou que a instituição de ensino possui, em três turnos, 1.900 alunos. A Escola conta com laboratórios de biologia, física, química, informática, quadras poliesportivas, biblioteca informatizada, sala multimídia. O vereador agradeceu a professora Ceura Fernandes, uma das responsáveis pela criação do Memorial da Escola, o qual possui acervo histórico e cultural do Maneco.
No espaço da tribuna livre, o professor Tarcisio Ceolin, da Associação Banda Marcial da Escola Estadual Manoel Ribas, falou sobre relevância do Colégio Estadual Manoel Ribas na história de Santa Maria. “Quantos e quantos ali adquiriram conhecimento. A Escola Manoel Ribas é espaço para adquirir conhecimento. Sempre foi uma Escola de excelência”, destacou. Enfatizou o grande número de egressos do Colégio que atuam em diferentes ramos, contribuindo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Quando a gente fala de Escola, a gente fala de coração”, registrou. Ceolin observou que o Colégio tem rara pérola, que se mantém desde a sua criação, a Banda da Escola.

Durante a homenagem, a Banda do Maneco fez apresentação de três canções. Alunos, professores e ex-diretores da Escola prestigiaram a sessão.


Proposições aprovadas:

- requerimento, de autoria da vereadora Sandra Rebelato, solicitando o envio de Moção de Congratulações ao Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires, em razão das comemorações dos seus 17 anos. A vereadora destacou que Santa Maria foi escolhida pelo Exército Brasileiro para sediar as principais atividades relacionadas a blindados no Brasil, devido a localização estratégica deste Município no Cone Sul. Registrou que Santa Maria é denominada legalmente “Capital dos Blindados” através da Lei Municipal nº 5611/2012;

- requerimento, de autoria da vereadora Dra. Deili, solicitando a inserção nos Anais da Casa da reportagem “Colégio Estadual Manoel Ribas, o Maneco do Coração”, publicado no jornal A Razão, na edição do dia 08 de outubro de 2013, no caderno A Razão de Ler;

- requerimento, de autoria da vereadora Dra. Deili, solicitando envio de Moção de Congratulações ao Jornal A Razão pelos seus 79 anos de atividades;

- requerimento, de autoria dos vereadores João Carlos Maciel e Paulo Airton Denardin, considerando Visitante Ilustre a Dra. Blanca Susana Guevara Werlang, doutora em Ciências Médicas/Saúde Mental que estará presente na cidade no dia 17 de outubro.

Projeto em primeira discussão:

- projeto de lei nº 7957, de autoria do vereador Admar Pozzobom, considerando de Utilidade Pública Municipal a Associação Amigos do Fusca.

Projeto aprovado:

- projeto de lei nº 7947, de autoria do Poder Executivo, autorizando o Poder Executivo a abrir crédito adicional do tipo especial, no valor de R$ 282 mil.

Resumo dos pronunciamentos:

Admar Pozzobom (PSDB e liderança do partido) convidou os vereadores e a comunidade a participarem do 4º Encontro de Fuscas, que acontece neste final de semana em Santa Maria. O vereador registrou a realização do 17º Mercocycle, o qual inicia nesta sexta-feira. Pozzobom registrou o trabalho da Frente Parlamentar do Interior em busca de medidas para melhorar as condições dos distritos. Informou que o secretário de Infraestrutura, Tubias Calil, garantiu que irá participar das reuniões da Frente Parlamentar nos distritos.

Rogério Ferraz (PT) registrou que o poder público deve promover políticas públicas direcionadas aos idosos, os quais, muitas vezes, ficam sozinhos durante grande parte do dia. Relatou que, no dia 03 de fevereiro de 2012, acompanhou o secretário Fabiano Pereira em visita ao Executivo Municipal para oferecer recursos a fim de viabilizar o Centro do Acolhimento do Idoso. Porém, observou o vereador, até o momento a prefeitura não providenciou local para funcionamento do Centro de Acolhimento.

Pastor João Chaves (PSDB) declarou preocupação com a situação do trânsito no Bairro Rosário, em razão do grande fluxo de veículos. Destacou que é preciso estudo para analisar quais mudanças podem ser realizadas a fim de melhorar a trafegabilidade no bairro.
Cezar Gehm (PMDB) realizou considerações a respeito do Hospital de Caridade, que está em um impasse em relação à filatronpia. Observou que a gratuidade no Hospital, em 2013, pode chegar a 30 milhões de reais, o que equivale aos recursos necessários para construção do Hospital Regional. A folha de pagamento, por mês, supera três milhões de reais. Segundo o vereador, é preciso garantir a filantropia do Hospital de Caridade, pois Santa Maria clama por saúde.

Sandra Rebelato (PP) informou que, no início da tarde desta terça-feira, representou o Legislativo no Encontro dos Prefeitos da região central. O objetivo da atividade, promovida pela prefeitura de Santa Maria, é mostrar as potencialidades do município e da região para o turismo religioso.

Dra. Deili (PTB) registrou que em 10 de outubro é celebrada a luta de violência contra a mulher. A vereadora parabenizou o prefeito Schirmer, que anunciou a informatização da saúde e da educação. Segundo a vereadora, tal medida irá melhorar a qualidade do serviço prestado.

Marcelo Zappe Bisogno (PDT) destacou que o inicio de vôos diretos Santa Maria-Porto Alegre é fruto da luta de várias entidades, enfatizando o empenho da Câmara de Vereadores para garantir a redução da alíquota do querosene, principal combustível para as aeronaves. Reconheceu esforço do prefeito Cezar Schirmer para, em parceria com a CACISM, assegurar funcionamento do aeroporto civil. Elogiou a atuação do Comandante da Base Aérea de Santa Maria, Davi Almeida Alcoforado, que foi decisivo para garantir aeroporto civil. O vereador enfatizou a luta da Câmara de Vereadores para assegurar a filantropia no Hospital de Caridade. “O trabalho que o Hospital de Caridade presta para as pessoas que necessitam é maior do que podemos imaginar. Fechar a filantropia do Hospital é um retrocesso e um tiro no pé”, declarou. Bisogno questionou por qual motivo o Hospital não consegue a liberação do Estado para alta complexidade. Disse que é preciso investigar o que há por trás dessa negativa do Estado. A respeito da Avenida Helvio Basso, o vereador reconheceu a dedicação do prefeito Schirmer, mas afirmou que há pessoas no governo que prometem reinício da obra, mas isso não acontece.

Manoel Badke (DEM) afirmou que a informatização do sistema de saúde vai racionalizar o serviço prestado em Santa Maria. Declarou ter ficado preocupado com o fato de a prefeitura não ter aproveitado recurso de quatrocentos mil reais da Secretaria de Justiça para construção do Centro de Acolhimento de Idosos. Informou que alunos do curso de Medicina Veterinária da UFSM se propõem a auxiliar o Executivo Municipal a implementar a microchipagem de animais.

Coronel Vargas (PSDB) declarou que o tripé saúde, educação e segurança constitui a principal demanda de Santa Maria. Informou que, na última reunião na ADESM, foi abordada a necessidade de viabilização do Centro Integrado de Segurança Pública com todas as forças de segurança no mesmo lugar. “Há necessidade de uma maior integração, que não está acontecendo. Por exemplo, em Santa Maria há muitas câmeras de monitoramento instaladas, mas algumas delas não são monitoradas. È preciso troca de informações para que a Brigada Militar sobre onde essas câmeras devem ser instaladas”, comentou. Solicitou ao Executivo Municipal a reativação do Gabinete de Gestão Integrada, o qual está estagnado.

Dr. Ovidio (PTB) informou que a Comissão de Direitos Humanos visitou, no início da tarde desta quinta-feira, a Escola Municipal Santa Cecília, no bairro Jardim Berleze. “É uma Escola que funciona há quarenta anos e a prefeitura resolver fazer uma nova Escola Santa Cecília que vai começar a funcionar daqui a dez meses”, afirmou. Destacou que a secretaria de Educação quer distribuir as crianças em diferentes escolas até a conclusão da nova sede, mas a comunidade pede os estudantes permanecerem na escola antiga pelos próximos meses. Também destacou as condições de trafegabilidade no trecho para Camobi.

Werner Rempel (PPL) destacou a importância do Hospital de Caridade para a cidade, região e para o Estado do Rio Grande do Sul, mas lembrou que o Hospital Universitário de SM é uma das instituições de Saúde mais importantes do Brasil, sendo referência no setor público. Defendeu que o Poder Legislativo tem papel fundamental de entrar na discussão na tentativa de viabilizar que a alta complexidade do HUSM passe para o HC. Alegou que pacientes morrem devido a extensa fila de espera no atendimento. “Quando o hospital público não consegue dar atendimento, entra o hospital filantrópico”, defendeu. Werner Rempel destacou o Husm não tem condições de agregar os casos de alta complexidade, devendo repassar ao HC.

Paulo Denardin (PP) cumprimentou o vereador Werner Rempel por suas colocações em relação ao Hospital de Caridade, defendendo que a criação da Comissão Externa que trata sobre a questão foi necessária para que a população conheça o problema e discuta sobre ele. Denardin comentou que as pessoas estão atentas ao problema e participando do debate. Relatou algumas visitas que está realizando para transmitir a todos de que forma a população será afetada no caso de não renovação da filantropia do HC. O vereador defendeu que a Casa Legislativa precisa cada vez mais trabalhar ativamente em relação a este assunto para obter resultados necessários para todos.

João Carlos Maciel (PMDB) declarou que é padrinho da Banda do Maneco, realizando campanhas para aquisição de instrumentos musicais. A respeito da informatização da saúde, o vereador afirmou que a medida irá terminar com as fichas de atendimentos. Segundo Maciel, essas fichas deveriam ter sido substituídas há bastante tempo. O vereador cobrou alternativa urgente nas rodovias do entorno de Santa Maria porque é vergonhoso o engarrafamento. Sobre a Avenida Helvio Basso, afirmou que é uma grande obra, mas há problemas de comunicação que entravam o término do empreendimento. Questionou a força política dos deputados de Santa Maria e região para reverter a situação do Hospital de Caridade. Por fim, o vereador disse ter ficado perplexo com a informação de servidores da prefeitura que ganham vinte mil reais. “É vergonhoso!”, comentou, sugerindo à Câmara de Vereadores alteração de leis para modificar a remuneração.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Carolina Bonoto


Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços