Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Legislativo entrega Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação

• 10/10/2013

Em Sessão Solene na noite desta quinta-feira (10), a Câmara de Vereadores realizou a entrega do Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação aos educadores cujos projetos de ensino tenham se destacado em 2013. O prêmio, instituído pela Lei 4524/2002, é destinado a professores que desenvolvam projetos em instituições públicas de ensino, no âmbito municipal, estadual ou federal. Compuseram a mesa de honra o vereador Marcelo Zappe Bisogno, presidente da Câmara e Silvana Guerino, secretária municipal de Educação, representando o prefeito Cezar Schirmer.

Em nome da Comissão de Educação, Cultura e Lazer da Câmara, a vereadora Sandra Rebelato apresentou o Prêmio Paulo Freire, destacando que a lei resulta do projeto de lei da vereadora Circe Rocha. Sandra Rebelato enfatizou estudos de Paulo Freire sobre a linguagem do povo e as experiências em alfabetização. “Foi o mais célebre educador brasileiro. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos”, observou.

Em nome dos homenageados, a professora Etiene da Silva Vargas afirmou que o Prêmio Paulo Freire torna visíveis as práticas educativas desenvolvidas no âmbito escolar. “Em nome dos colegas que receberam o prêmio e, emocionada, agradeço. Muito obrigada!”, declarou.

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Zappe Bisogno, destacou que o Prêmio permite aproximação de educadores e alunos com o Legislativo. “É muito importante ter a presença dos nossos educadores na nossa Casa”, ponderou, acrescentando que Santa Maria é singular por contar com grande número de cursos de ensino superior. Parabenizou o prefeito Cezar Schirmer e a secretária de Educação, Silvana Guerino, pelo trabalho realizado na rede de ensino.

Confira os premiados:

Categoria Formação de Jovens e Adultos: professor Heidimar Machado, do Núcleo Estadual de EJA e de Cultura Popular Julieta Balestro pelo projeto “Promoção pessoal para o mundo do trabalho” recebeu menção honrosa;

Categoria Educação Especial: professora Lia Mara Pinto, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Quintino pelo projeto “Literatura Infantil na sala de recursos: imaginar, sonhar e criar” ficou em primeiro lugar;

Categoria Ensino Fundamental: professor Paulo Renato Alvez, do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal pelo projeto “ Educação para uma cultura empreendedora nas escolas municipais de ensino fundamental de Santa Maria e Escolas de Jovens e Adultos”, recebeu menção honrosa;

Categoria Ensino Fundamental: professora Etiene da Silva Vargas, Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D Ambrósio pelo projeto “Cultura Nós: Marieta em Prosa e Verso”, que recebe terceiro lugar na categoria;

Categoria Ensino Fundamental: professora Adriana Aires Pereira, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Nóbrega pelo projeto “PECIPEN – Projeto de Aprendizagem Arte e Cinema na Padre Nóbrega”, que recebeu segundo lugar na categoria;

Categoria Ensino Fundamental: professora Rejane Zanini, Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Francisca Weinmann, pelo projeto “ Cinema na Escola: Processo e Produto”, que recebe o 1º lugar na categoria.

Categoria Ensino Médio: professora Maribel da Costa Dal Bem, Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa pelo projeto “A interação família-escola no processo de leitura e escrita”, que recebe o primeiro lugar na categoria.

Categoria Ensino Superior: professora Marli Hatje, da UFSM, pelo projeto “Mídia Digital e Tradicionais na Educação Básica: Experiência Interdisciplinar docente a partir da Educação Física, que recebe o segundo lugar.

Categoria Ensino Superior: professor Diorge ALceno Konrad, da UFSM pelo projeto Práxis Pré-Vestibular, que recebe o primeiro lugar.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Ana Bittencourt