Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Câmara concede comenda ao Dr. Vinício Motti

• 17/10/2013

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira (17), Sessão Solene de entrega da Comenda Dr. Flávio Cassol, destinada aos profissionais que se destacaram na área da saúde municipal. Consolidada pela Lei Municipal nº 5622/2012, a honraria presta homenagem à categoria médica justamente em data próxima a que se comemora o Dia do Médico. Este ano, a comenda foi entregue ao médico oncologista Dr. Vinício João Motti.

Em seu pronunciamento, a vereadora Dra. Deili, representando o Parlamento, apresentou o homenageado, discorrendo sobre suas origens e vida profissional. Nascido em Garibaldi, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1943. Casou-se com Cléa Tholozan, com quem teve três filhos. Após passar por cidades do Noroeste gaúcho, radicou-se em Santa Maria, em 1961, quando, a convite do professor José Mariano da Rocha Filho, passou a lecionar na Universidade Federal de Santa Maria. Dra. Deili destacou que o homenageado também atuou no INAMPS, no INPS e no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo.

Mesmo com dificuldades de locomoção e aos 96 anos, 70 deles dedicados à Medicina, Dr. Motti fez questão de estar presente à homenagem e agradecer a todas as pessoas importantes em sua trajetória profissional, citando nominalmente colegas e professores pelos quais manifestou saudade. “Ficaram na minha memória a lembrança de muitos colegas e pacientes que eu homenageio hoje”. Agradeceu aos vereadores, ao Conselho Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Regional de Medicina pela indicação de seu nome à comenda “Vocês deixaram um médico muito feliz e feliz foi como sempre eu procurei viver a vida, porque ela foi sempre gostosa. Muito obrigado”.

Ao encerrar a sessão solene, o presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno destacou a importância de homenagear pessoas que se dedicaram ao município, através de seu trabalho e empenho pela cidade e pela população. Destacou ainda a lucidez do homenageado, citando sua trajetória como exemplo para as gerações. Bisogno parabenizou os vereadores médicos do Legislativo – Dra. Deili, Dr. Ovidio e Dr. Werner Rempel – pelo dia do Médico, comemorado nesta sexta-feira (18). Prestigiaram a solenidade, vereadores, amigos, familiares e ex-alunos do Dr. Motti.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty