Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Câmara discute problema de animais soltos em rodovias

• 21/10/2013

Na tarde desta segunda-feira (21), uma reunião na Câmara de Vereadores discutiu a incidência de animais de grande porte soltos nas vias urbanas e rodovias da cidade, que geram acidentes. No encontro estiveram presentes os vereadores, Marcelo Zappe Bisogno e Manoel Badke; representantes de associações em defesa dos animais, Secretarias do Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Mobilidade Urbana. As polícias Civil, Rodoviária Federal, Rodoviária Estadual, Brigada Militar e Guarda Municipal também estiveram representadas.

A necessidade de convênio com o município para criação de local específico para os animais recolhidos das vias urbanas para tratamento e recuperação também esteve na pauta da reunião. O vereador Manoel Badke destacou a existência da Lei Municipal n° 5552/2011 “Lei do Microchip”, que dispõe sobre a obrigatoriedade da identificação eletrônica (microchip) de todos os animais domésticos no município. A lei possibilitaria a identificação dos donos dos animais soltos nas ruas e por conseqüência a sua responsabilização. No entanto, a referida lei não está sendo aplicada em Santa Maria.

De acordo com o presidente do Legislativo, a partir da reunião realizada hoje deverá ser criada uma força-tarefa para tratar sobre o tema. “Queremos saber de quem é a responsabilidade em recolher os animais soltos e para onde eles devem ser encaminhados. Nos próximos dias vamos conversar a respeito com o prefeito Cezar Schirmer”, enfatizou Bisogno.

Texto e fotos: Cristian Cunha