Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Câmara homenageia comandante do Esquadrão Pantera

• 22/10/2013

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou, na noite desta terça-feira (22), Sessão Solene de entrega da Comenda Santos Dumont. A distinção, que leva o nome do patrono da aviação brasileira, consolidada pela Lei Municipal nº 5622/2012, é destinada aos militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares que mais se destacaram tanto na vida na caserna, como na sociedade civil.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno. Compôs a mesa de honra o homenageado, Ten. Cel. Alex Moreira Amaral, comandante do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação. Também presentes o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Rogério de Assis Brasil, representando o prefeito municipal, Cezar Schirmer; Tenente Coronel Brancalione, representando o General Miotto, da 3ª DE; capitão Desconzi, representando o comandante do 6º BIB e o Cel. Av. Davi Alcoforado.

A homenagem ao comendador foi realizada pelo vereador Werner Rempel, que realizou seu pronunciamento a partir da figura símbolo da comenda, Santos Dumont, mineiro que projetou, construiu e testou o 14 Bis, decretando a invenção do avião. Rempel destacou aspectos históricos ligados à aviação, como o primeiro vôo de uma aeronave militar realizado em Santa Maria, no distante ano de 1922 e a criação da BASM, em 15 de outubro de 1971. Enalteceu a contribuição da Força Aérea Brasileira e da indústria aeronáutica brasileira. Ao discorrer sobre a indicação do nome a ser homenageado pela Comenda Santos Dumont, Werner Rempel lembrou que, através de ofício encaminhado à Casa Legislativa pelo Comandante da BASM, Cel. Av. Davi Almeida Alcoforado, este ponderou que, em 2013, muitas entidades seriam merecedoras da honraria, em função do enorme esforço conjunto que a nossa sociedade realizou no atendimento às vítimas da tragédia na Boate Kiss. No entanto, Rempel destacou que a lei que criou a comenda não prevê a possibilidade de atendimento da visão do Cel. Davi. A partir disso, o Poder Legislativo indicou, para o recebimento da Comenda Santos Dumont, o Tenente Coronel Aviador Alex Moreira Amaral, por sua atuação segura e seu firme comando, sendo ele um dos símbolos do esforço da Base Aérea de Santa Maria e de toda a sociedade no socorro à tragédia da Boate Kiss.

O vereador destacou que a BASM teve papel fundamental no atendimento às vítimas, sendo o 5º/8º Grupo de Aviação, Esquadrão Pantera, com seus helicópteros H-60 Blackhawk, que realizou o transporte, depois de estabilizados, dos pacientes mais graves para a capital do Estado. Foram 11 vôos num período de aproximadamente 24 horas. Destacou ainda uma das características marcantes do homenageado, como a capacidade de oportunizar aos pilotos mais jovens, através de missões, a possibilidade de estarem se aperfeiçoando. Enfatizou o desprendimento e visão de crescimento de sua equipe, em treinamento intenso e diário.

Werner Rempel narrou que, nascido no Rio de Janeiro, foi em Santa Maria que o Ten. Cel. Alex Moreira Amaral encontrou seu maior desafio e ao questionar o homenageado sobre a avaliação de sua participação no episódio do atendimento às vítimas da Kiss, Amaral respondeu ter a sensação do dever cumprido. Por fim, o vereador concluiu que o agraciado com a Comenda Santos Dumont honra a farda que veste e que prova ser um filho altivo dos ares.

Em seu pronunciamento, o homenageado destacou a hospitalidade, respeito a palavra empenhada, respeito aos usos e costumes e a coragem como qualidades que aproximam o Esquadrão Pantera do povo gaúcho. Enfatizou a paixão de seus comandados pelo esquadrão em que atuam, discorrendo sobre as importantes missões que o Esquadrão Pantera realizou ao longo de sua história, como resgate em enchentes e vítimas de desastres, entre outras missões que marcaram o esquadrão, principalmente a realizada no dia 27 de janeiro deste ano. Dedicou a comenda aos homens e mulheres que atuam na Base Aérea de Santa Maria, destacando o espírito aguerrido de toda a corporação.

O presidente do Legislativo encerrou a solenidade, destacando o Dia do Aviador, comemorado neste 23 de outubro. Rememorou os momentos difíceis enfrentados pela cidade de Santa Maria em janeiro, prestando reconhecimento ao trabalho desempenhado pela Base Aérea de Santa Maria no cumprimento desta importante missão que demonstrou o altruísmo dos militares para com a população civil.

Presente na cerimônia, a banda da BASM abrilhantou o evento executou os Hinos Nacional Brasileiro do Rio Grande do Sul, além do Hino do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação – Esquadrão Pantera.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty