Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Lei do Livro divulga obras a serem publicadas em 2014

• 04/11/2013

Um Lar Para Sempre, de Viviane Arrua Fantinel e O nosso cinema era super: um resgate histórico do movimento superoitista em Santa Maria nos anos 70, de Marilice Daronco, são as obras selecionadas para publicação por meio da Lei do Livro 2013.

A comissão julgadora formada Carlos Rangel, representante do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria, João Marcos Adede y Castro, representante da Academia Santa-Mariense de Letras e Odemir Tex Jr., representando a Casa do Poeta de Santa Maria, decidiu, por unanimidade, pela publicação das duas obras dentre as inscritas no concurso, sendo uma de caráter acadêmico e a outra de cunho literário, conforme o regulamento propõe.

A tiragem de cada livro será de 1500 exemplares. As obras serão distribuídas gratuitamente em bibliotecas, escolas e instituições de Santa Maria. O lançamento dos livros deve ocorrer em maio, dentro das atividades da Semana da Câmara e integrando a programação da Feira do Livro de Santa Maria.

O parecer final da comissão julgadora pode ser apreciado junto ao Setor de Relações Públicas da Câmara de Vereadores.

Lei do Livro - Em dezembro de 2004, a Câmara aprovou a Resolução Legislativa 22/04, que determina a publicação de no mínimo um livro anualmente. Assim surgiu o projeto institucional Lei do Livro. Para participar, autores podem inscrever apenas uma obra, a qual deve cumprir algumas exigências, como, por exemplo, ser inédita, além de ter enfoque em temas regionais ligados à cultura santa-mariense, nos gêneros poesia, crônica, romance ou história. Os inscritos têm seus trabalhos analisados e selecionados por uma comissão julgadora, que pode escolher até duas obras para publicação.

2005
- A Arte Fotográfica e o Teatro em Santa Maria, de Getulio Schilling (edição póstuma, com organização coletiva)

2006
- Santa Saudade, coletânea de poemas da Caposm, Haydée Hostin Lima (organizadora)