Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Vereadores conhecem projeto de extensão em Medicina Veterinária no Paraná

• 07/11/2013

Vereadores integrantes da Comissão Permanente de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais da Câmara de Vereadores, Sérgio Cechin e Admar Pozzobom, visitaram a Universidade Federal do Paraná, nesta quinta-feira (07). Na instituição, conheceram o Departamento de Medicina Veterinária, no Centro de Ciências Agrárias, onde foram recebidos pelo professor Dr. Antonio Waldir Cunha da Silva.

Os parlamentares conheceram a UMEES - Unidade Móvel de Esterilização, Educação, conhecido como “Castramóvel”. Desenvolvido a partir de projeto de extensão, o castramóvel integra a universidade com o município de Curitiba e região metropolitanda, fazendo parceria também com secretarias estaduais na área da saúde, meio ambiente e educação.

A unidade móvel consiste em um ônibus adaptado e apto a realizar cirurgias de castração, de forma gratuita, de cães e gatos, atuando principalmente em áreas onde existam famílias atendidas por programas sociais. “O município define primeiramente as comunidades a serem atendidas, em muitos casos em locais onde predomina o bolsa-família”, explica o vereador Sergio Cechin.
Os vereadores conheceram ainda o pacote de serviços oferecidos aos parceiros do projeto, que consiste em realização de censo dos cães, gatos e equinos de cada região, exames clínicos dos animais, vacinação e desvermifugação, realização de palestras educativas sobre guarda responsável, palestras sobre bem estar animal e zoonose, além da castração propriamente dita e acompanhamento pós procedimento.

De acordo com os vereadores Admar Pozzobom e Sergio Cechin, a iniciativa tem alcançado resultados positivos no controle de procriação de animais, contribuindo para diminuir o número de cães e gatos abandonados. “Conhecemos o projeto que pode ser interessante também para o município de Santa Maria”, destaca Cechin.

Texto: Ana Bittencourt