Santa Maria, domingo, 30 de junho de 2024

Comissões Permanentes se reúnem com secretário de Saúde

• 21/11/2013

Três comissões permanentes da Câmara de Vereadores – Saúde e Meio Ambiente, Direitos Humanos e Políticas Públicas – se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Vanoir Koehler na tarde desta quinta-feira (21), no Plenário Coronel Valença. O secretário foi convidado a participar para tratar de pautas específicas de cada comissão.

A Comissão de Saúde e Meio ambiente questionou o secretário sobre a falta de dentistas no posto da Vila Lídia. De acordo com Koehler, no momento não existe possibilidade da colocação destes profissionais no local antes de janeiro, quando o secretário espera que a precariedade no atendimento seja minimizada. O presidente da comissão, vereador Luis Carlos Fort, questionou se o município tem odontólogos aprovados no último concurso. De acordo com o secretário existe a necessidade de reestruturação de cargos dentro da secretaria e isso deve ser feito antes que a validade do concurso expire. Vanoir Koehler explicou ainda que a Sefas está suprindo a demanda de dentistas nos postos de saúde.

Já a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania buscou informações sobre o programa DST/Aids, que não estaria recebendo recursos para realizar suas atividades. Presente na reunião e representando os usuários do HUSM, Luis dos Santos Rodrigues, que atua como voluntário em ações de conscientização sobre DST/Aids, confirmou q falta de repasse dos recursos. Koehler explicou que existe uma inversão de prioridades no que diz respeito aos gastos do programa. Segundo ele, há muito dinheiro em caixa que não tem possibilidade de ser utilizado neste ano e seria necessário abrir mais uma rubrica para que o programa pudesse utilizar os recursos. O secretário informou que há mais de 500 mil reais parados na conta do programa DST/Aids. “Enquanto for mantida a lógica de se gastar primeiro o recurso livre, o problema vai continuar. Primeiro deve ser gasto o valor vinculado”, concluiu. Vanoir Koehler disse que em 2013, cerca de 10 milhões de reais vão ficar na conta, sem utilização.
Por fim, a Comissão de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais, questionou sobre a possibilidade de fechamento do PA Rubem Noal, na Cohab Tancredo Neves. O secretário ressaltou que esta possibilidade não é concreta, comentando que enviou duas sugestões ao prefeito municipal. Uma delas era que o local atendesse somente pediatria e geriatria. A outra sugestão encaminhada ao chefe do Executivo era que o PA Rubem Noal funcionasse até às 22h, mantendo uma ambulância de plantão após este horário. De acordo com Vanoir Koehler, nenhuma das sugestões obteve retorno de viabilidade por parte do prefeito Cezar Schirmer.

O vice-prefeito e ex-secretário de Saúde do município, José Haidar Farret foi convidado a participar da reunião, mas não compareceu, fato que foi registrado pelo vereador Luis Carlos Fort, presidente da Comissão Permanente de Saúde e Meio Ambiente.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty