Santa Maria, domingo, 30 de junho de 2024

Sessão Plenária Ordinária, 12 de dezembro de 2013.

• 12/12/2013

Sessão Plenária Ordinária, 12 de dezembro de 2013.

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Carlos José da Rosa, presidente da Sociedade Amigos de Camobi (SACA), que destacou as situações precárias das comunidades da Vila Jardim e Aparício de Moraes. “Ainda há, com toda a grandiosidade de Santa Maria, situações precárias. Há inundação de esgoto cloacal nas casas”, destacou. Carlos relatou que há precariedade das ruas em todos os bairros da cidade. Relatou que foi algemado, na UPA, por ter questionado a demora de horas no atendimento de pacientes. Indagou o que o Executivo e o Legislativo estão fazendo por Santa Maria.

EXPEDIENTE NOBRE: O vereador Daniel Diniz prestou homenagem à Associação Grêmio Atlético Imembuy pelos 50 anos de fundação, comemorados em 23 de novembro. Diniz afirmou que o Imembuy se consolidou como um dos mais importantes times de futebol amador de Santa Maria. “Um clube que acompanhou a transformação de Santa Maria”, enfatizou, citando títulos conquistados e jogadores destaques. Daniel Diniz ressaltou que o Grêmio Atlético Imembuy é um glorioso clube do futebol amador construído a cada dia. A direção do clube entregou ao presidente da Câmara, vereador Marcelo Zappe Bisogno, e ao ex-dirigente, Ari Barroso, camiseta do time.

Requerimentos aprovados:

- de autoria do vereador Daniel Diniz, solicitando envio de moção de congratulações ao Esporte Clube Ituano e ao treinador José Divonei Silva pelo título de campeão da segunda divisão do campeonato citadino;

- de autoria do vereador Luciano Guerra, solicitando envio de moção de congratulações à Pastoral da Criança pelos 30 anos de trabalho no Brasil e 28 anos da Arquidiocese de Santa Maria. A Pastoral da Criança é mecanismo de ação social da CNBB, que realiza capacitação de voluntários a fim de acompanharem famílias em ações básicas para desenvolvimento integral das crianças. Coordenadores da Pastoral da Criança acompanharam a sessão ordinária.

Projetos em primeira discussão:

- de autoria dos vereadores Dr Tavores e Cezar Gehm, que Institui a Semana Municipal das Associações Comunitárias de Santa Maria;

Projetos aprovados:

- de autoria do Executivo, que “Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2014 no valor de R$ 530 milhões de reais”. Do mesmo modo foram aprovadas as 49 emendas apresentadas ao projeto. O vereador João Kaus, presidente da Comissão Permanente de Orçamento e Finanças, fez a leitura da relação de emendas aprovadas.

- de autoria da vereadora Maria de Lourdes Castro subscrito pela vereadora Marta Zanella, que Institui no município de Santa Maria a Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno;
- de autoria do vereador Dr Ovidio, que denomina Loteamento Nova Lorenzi, no bairro Lorenzi.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Ana Bittencourt