PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, domingo, 30 de junho de 2024

Sessão Ordinária, 18 de março de 2014


  • 18/03/2014
Compartilhe:

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Rosa Maria Guidolin, da Arquidiocese de Santa Maria, a qual destacou que a Campanha de Fraternidade deste ano objetiva o enfrentamento do tráfico humano. “Se a vida está sendo encarcerada pelo tráfico humano é porque nossa ação no mundo não está sendo eficaz”, destacou. Rosa agradeceu a presidência da Câmara e a Comissão de Direitos Humanos pelo apoio à realização de Seminário referente à Campanha da Fraternidade.

Resumo dos pronunciamentos:

Sergio Cechin (PP) disse estar feliz com o retorno às atividades, após o afastamento devido a problemas de saúde. Agradeceu ao apoio e as orações do povo de Santa Maria, independente de religiões. O vereador também falou da dificuldade das empresas em exercer suas atividades devido à falta do alvará de funcionamento. Afirmou que tem batalhado para que o Executivo encaminhe um projeto de regularização das construções e reiterou a certeza de que a Câmara de Vereadores fará o possível para aprovar o projeto em tempo hábil.

Luis Carlos Fort (PT) parabenizou as escolas de samba pelo desfile realizado no último final de semana, em especial, a Vila Brasil pela conquista do primeiro lugar. Informou que a Comissão de Políticas Públicas está fiscalizando as obras que receberam recursos do PAC e não foram concluídas. “Milhões e milhões de recursos estão parados no município. Só na educação tem 20 milhões parados”, comentou.

Manoel Badke (DEM) registrou que a Escola Vicente Farencena, localizada em Camobi, ficou impossibilidade de receber os alunos em razão do esgoto que invadiu a estrutura física. “Falta consideração com a comunidade. Ontem, tinha esgoto a céu aberto no pátio da Escola”, enfatizou.

João Kaus (PMDB) informou que, nesta terça-feira, o Executivo Municipal protocolou projeto de lei para regularizar a frota de táxis em Santa Maria. “Acredito que a totalidade dos vereadores espera aprovação de projeto a contento de todos, dos proprietários antigos, dos motoristas e da sociedade”, comentou.

Admar Pozzobom (PSDB e comunicação de liderança) registrou que está em andamento a campanha nacional de vacinação contra a HPV, vírus que pode levar câncer do colo de útero. Informou que têm direito à vacina gratuita as meninas de 11 a 13 anos. Nesta terça-feira, seis Escolas de Santa Maria receberam equipes de vacina. Admar Pozzobom parabenizou as Escolas de Samba vencedoras do Carnaval de Rua de Santa Maria, elogiando todas as agremiações que participaram do evento. Sugeriu à organização do Carnaval que traga jurados de outros Estados a fim de evitar dúvidas sobre o julgamento das Escolas de Samba.

Anita Costa Beber (PR) registrou que tem aumentado o número de reclamações da população sobre o funcionamento do Departamento Municipal de Trânsito. A vereadora relatou que os agentes não têm condições de atender todas as demandas da cidade, destacando que há somente 20 agentes. Disse que, nesta segunda-feira, ficou mais de duas horas, aguardando a chegada do DMT para fazer o registro do acidente. Segundo a vereadora, a lei prevê a criação de 60 cargos de agentes no DMT, mas há somente 20 pessoas lotadas no órgão. Anita criticou o Executivo Municipal pela falta de infraestrutura no entorno da Escola Vicente Farencena, observando que há calçada somente em uma parte da Escola.

João Carlos Maciel (PMDB) parabenizou Rosa Guidolin, que ocupou a tribuna livre, pelo trabalho realizado na Arquidiocese de Santa Maria, bem como no MOBREC. Observou que o assunto do tráfico humano é um assunto que deve ser foco dos debates.

Daniel Diniz (PT) fez relato de sua participação, na companhia da vereadora Anita Costa Beber, no seminário de capacitação para gestores municipais, promovido pelo mandato do deputado federal Paulo Pimenta. Destacou que muitos municípios perdem recursos financeiros por falta de capacidade na elaboração de projetos.

Werner Rempel (PPL) registrou que, recentemente, visitou o arcebispo Dom Helio Hubert, oportunidade em que perguntou como a Câmara de Vereadores poderia contribuir com a Campanha de Fraternidade sobre o tráfico humano. Werner relatou que colocou a Câmara de Vereadores à disposição para divulgação do material audiovisual. Informou que, na última sexta-feira, a Câmara de Vereadores recebeu representantes das Associações dos Familiares das Vítimas da tragédia na boate Kiss, os quais protocolaram documento, solicitando intermediação no diálogo com o prefeito Cezar Schirmer para tratar da permanência da tenda da família no centro da cidade. “Temos a expectativa que o senhor prefeito receba a Associação das Vítimas e o Movimento do Luto à Luta para que possamos fazer evoluir a questão”, comentou, acrescentando que o Parlamento precisa ser algodão entre os cristais.

Paulo Airton Denardin (PP) cumprimentou a representante da Arquidiocese, Rosa Maria Guidolin, pelo pronunciamento na tribuna livre e destacou a importância da discussão do tema em todas as esferas da sociedade no decorrer do ano de 2014. O vereador comentou sobre a proximidade da Copa do Mundo e do comprometimento dos recursos públicos em obras ainda não concluídas.

Marta Zanella (PMDB) comentou que o Carnaval é o evento mais popular do país, promovendo a integração através de um entretenimento livre. A vereadora destacou a necessidade de dar incentivo a esse tipo de lazer. Marta parabenizou todos os envolvidos na organização do Carnaval que tornaram Santa Maria um pouco mais feliz. “Se somos capazes de fazer uma festa como o carnaval, somos capazes também de mudar o rumo de nossa cidade”, concluiu.

Marcelo Bisogno (PDT) afirmou que é preciso discussão sobre áreas de lazer para os jovens de Santa Maria. Informou que, quando era secretário de Mobilidade Urbana, foram fechados todos os bares no entorno da Praça Saturnino de Brito porque apresentavam problemas, mas em 15 dias foram reabertos. Observou que os moradores das proximidades têm o sossego prejudicado. Em comunicação de liderança, Bisogno reconheceu esforço das Escolas de Samba e Executivo Municipal para organização do Carnaval fora de época. Parabenizou Departamento de Trânsito pelo suporte às Escolas de Samba. Porém, observou o vereador, o Carnaval não pode mais acontecer na Avenida Liberdade, pois é preciso pista plana e de fácil acesso. Informou que protocolou, nesta terça-feira, projeto sugestão ao Executivo a fim de viabilizar uma pista de eventos.

Cezar Gehm (PMDB) parabenizou Escola Vila Brasil pelo título de campeã do carnaval de Santa Maria. Registrou que todo início de semestre se repete o polêmico trote, que, para muitos, não passa de uma simples brincadeira, porém, algumas vezes esse trote passa do limite. “Por que não trotes solidários, ecológicos, inteligentes, sem humilhar, sem ferir?”, questionou. O vereador sugeriu uma reunião com os órgãos fiscalizadores e universidades, convidando também os diretórios acadêmicos para ampliar a discussão. Atos obscenos, falta de educação, bebida vendida livremente para menores, carros em locais proibidos, pichações, sujeiras na rua, são alguns dos problemas apontados na Praça Saturnino de Brito. Afirmou que a juventude necessita de mais eventos, mais cultura e mais educação. Comentou do incêndio ocorrido na Universidade Federal de Santa Maria e da falta do plano de prevenção de incêndios que existe em diversos setores dos órgãos públicos. Segundo o vereador, a lei de prevenção ao incêndio será, sem dúvida, a mais importante discussão na Câmara neste ano de 2014.

Dr. Tavores (DEM) comentou da matéria publicada no Diário de Santa Maria relativa ao pagamento as pensões para viúvas e filhas de militares. O vereador destacou trechos que, segundo ele, são meias verdades que criam desentendimentos numa cidade que é a segunda maior guarnição do Brasil. Dr. Tavores reiterou que o Exército Brasileiro sempre será o braço forte e a mão amiga da nação brasileira.

Sandra Rebelato (PP) disse que o Carnaval é um divisor de águas entre os festejos e o início da Quaresma, que representa quarenta dias de jejum e penitência. A vereadora descreveu o Carnaval fora de época realizado no município de Santa Maria e relembrou a trajetória da Escola Vila Brasil, vencedora deste ano. Sandra destacou a importância da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (MAET) que comemora 32 nos de atividades nesta terça feira (18).

Manoel Badke (liderança do DEM) comentou da presença, na próxima semana, do Dr. Flavio Silveira, responsável pelo diagnóstico da tuberculose no município, que ocupará a Tribuna Livre do Legislativo. O vereador falou das ações que serão realizadas na cidade referentes à doença nos próximos dias. Reiterou que a tuberculose é uma doença que tem cura, mas depende de um longo tratamento, podendo ser erradicada.

Requerimentos aprovados:

- de autoria do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de congratulações ao Grupo RBS – Santa Maria pela realização do evento “Dia do Acolhimento”.

- de autoria da vereadora Deili, solicitando envio de moção de congratulações ao canoísta de Santa Maria, Gilvan Ribeiro, pela conquista de duas medalhas nos Jogos Sul- Americanos.

- de autoria do vereador Daniel Diniz, solicitando envio de moção de congratulações ao jovem João Vilmar Antonelo da Silva parabenizando-o pela conquista do Laço Piá no 20º Rodeio Internacional do Conesul.

Texto: Clarissa Lovatto Barros e Camilla Milder
Fotos: Cristian Cunha

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços