PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, domingo, 30 de junho de 2024

Sessão Ordinária, 01 de abril de 2014


  • 01/04/2014
Compartilhe:

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Idalina Mirasso Teixeira, da Associação de Revitalização e Preservação do Patrimônio Histórico Cultural, relatou que o Clube dos Empregados da Viação Férrea está fechado há dez anos por determinação do Ministério Público. “O prédio foi fechado, mas tem uma família que mora lá. É um Clube que está em precariedade total”, comentou. Idalina mostrou fotos da parte interna do Clube. Idalina informou que a Associação procurou a então secretária de Cultura, Iara Druzian, a qual teria garantido a revitalização do Clube. Solicitou apoio à Câmara de Vereadores para recuperar o Clube, que faz parte do patrimônio público.

Projetos aprovados:

- 8011, de autoria do vereador Daniel Diniz, que institui no Município de Santa Maria o Dia do Serralheiro. Na discussão dos três projetos, Diniz destacou a relevância de cada uma das atividades profissionais homenageadas. O vereador João Carlos Maciel sugeriu à Câmara de Vereadores elaboração de material informativo, constando as datas em homenagem aos profissionais.

- 8024, de autoria do vereador Daniel Diniz, que institui no Município de Santa Maria o Dia do Gari;

- 8026, de autoria do vereador Daniel Diniz, que institui no Município de Santa Maria o Dia do Salva-Vidas.

Requerimentos aprovados:

- de autoria da vereadora Sandra Rebelato, solicitando que seja incluído nos Anais da Câmara o catálogo de exposição “Viajante – Experiências de São Miguel das Missões”, de Carlos Vergara;

- de autoria da vereadora Sandra Rebelato, solicitando que seja incluído nos Anais da Câmara o estudo “Estimativa dos impactos econômicos do setor de turismo na cidade de Santa Maria/RS”, realizado pelo economista Leandro de Lemos e apoio técnico da secretaria de turismo de Santa Maria;

- requerimento da vereadora Dra. Deili, solicitando que seja incluída nos Anais da Câmara a reportagem “Santa Maria Sou Eu”, publicada no jornal Diário de Santa Maria, página 9, nos dias 29 e 30 de março;

- requerimento, de autoria do vereador Manoel Badke, solicitando envio de moção de congratulações ao Rotary Clube Imembuy pelos 17 anos de fundação

- requerimento, de autoria do vereador Admar Pozzobom, solicitando envio de moção de solidariedade à direção do Inter de Santa Maria pelo falecimento de Monovan Pereira Gomes, roupeiro do time, que faleceu na última quinta-feira;

- requerimento, de autoria do vereador Werner Rempel, solicitando envio de moção de pesar ao vice-prefeito de Paraíso do Sul pelo falecimento da sua esposa, Aline Kasper Hettwer, ocorrido no dia 31 de março.

- requerimento, solicitando autorização de viagem, vereadores
Daniel Diniz, Admar Pozzobom e Paulo Airton Denardin, para cumprir agenda em Porto Alegre de 09 a 11 de abril. Os vereadores têm reunião na secretaria de Agricultura, na Assembleia Legislativa, na Casa Civil do Estado, no DAER e DNIT, no Comando Geral da Brigada Militar, bem como na secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Resumo dos pronunciamentos

Jorge Trindade (PT) classificou como alarmante o aumento da violência, porém elogiou a iniciativa do deputado estadual Valdeci Oliveira de, em conjunto com demais entidades, traçar alternativas para reduzir a criminalidade. Criticou a situação das praças de lazer de Santa Maria e também do cemitério de São José.

Admar Pozzobom (PSDB e liderança) registrou o dia internacional de conscientização sobre o autismo, celebrado em 02 de abril. Observou que os autistas devem ser tratados baseados no tripé: saúde, educação e assistência social. Admar Pozzobom destacou que o Poder Executivo deve efetivar políticas públicas de inclusão das pessoas com autismo. Informou que a Frente Parlamentar em defesa da pessoa com deficiência irá realizar atividade, na praça pública, de conscientização sobre o autismo. Em comunicação de liderança, o vereador afirmou que o partido sempre acreditou na correta conduta da ex-governadora do RS, Yeda Crusius, registrando que Yeda foi excluída do processo judicial da operação Rodin por falta de elementos para acusá-la. “Tentaram manchar o nome da melhor governadora que o Rio Grande do Sul”, destacou, afirmando que sempre teve convicção da inocência da ex-governadora.

Pastor João Chaves (PSDB) informou que no dia 28 de março se reuniu com a comissão de moradores do Cipriano da Rocha, a qual relatou problemas de infraestrutura. Os moradores reclamam do abandono total da obra na creche, local que está totalmente depredado. “As pessoas utilizam espaço, que deveria ser creche, para atos ilícitos. É um elefante branco”, comentou.

Marta Zanella (PMDB) registrou que recebeu de uma cidadã reclamação sobre o abandono do Cemitério São José, porém esclareceu que os problemas de limpeza serão resolvidos pela secretaria de Infraestrutura. Destacou a participação da Frente Parlamentar do Tradicionalismo e da secretaria municipal de Cultura para viabilizar, no mês de maio, a 14ª Ciranda Cultural de Prendas.
Coronel Vargas (PSDB) solicitou aos vereadores para auxiliarem o projeto “Teatro, por que não”, que necessita de contribuição de todos para continuarem as atividades. Agradeceu o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini por ter atendido o requerimento, de sua autoria, para revitalizar a sinalização na Avenida Medianeira com Gaspar Martins.

Sandra Rebelato (PP) registrou que Santa Maria foi avaliada pela Fundação Getulio Vargas no ranking de classificação turística, atingindo nota 4, o equivalente à condição de destino turístico efetivo. “Santa Maria progride passo a passo. Estamos felizes de passar pelo estágio transitório para o estágio de destino turístico efetivo”, declarou.

Luciano Guerra (PT) agradeceu os vereadores integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Interior que participaram de reunião no distrito de Passo do Verde. Segundo o vereador, há mais de um ano a sede da subprefeitura está fechada. Luciano Guerra informou que os secretários de município, presentes à reunião, garantiram que o subprefeito será nomeado na próxima semana.

Cezar Gehm (PMDB) parabenizou os vereadores pela reunião de trabalho, em conjunto com a sociedade, para analisar o projeto de lei referente aos serviços de táxi. Elogiou, também, o trabalho realizado pela Comissão Especial para tratar da legislação de prevenção do incêndio.

Paulo Airton Denardin (PP) registrou que a presença do Reitor da UFSM, Paulo Burmann, na Câmara de Vereadores fortalece os laços do Poder Legislativo com a instituição de ensino. Destacou a relevância da UFSM para a economia de Santa Maria, citando que orçamento da Universidade é superior o do município. Denardin informou ter relatado ao Reitor da UFSM o trabalho da Comissão Especial de Travessias Urbanas, que tratou sobre a mobilidade urbana nas rodovias de acesso à Universidade.

João Kaus (PMDB) registrou que fez visita à Casa de Saúde e à Unidade de Pronto-Atendimento, destacando que a situação está sob controle. “A minha impressão é muito positiva. Não é de longe um momento difícil”, afirmou, destacando que obteve a informação da direção da UPA de que há médicos para atendimento à população. Kaus ressaltou que a comunidade da região oeste será beneficiada com uma praça de lazer que, entre outros atrativos, contará com pista de skate.

João Carlos Maciel (PMDB) comentou do aumento da autoestima por Santa Maria ser a 5º maior cidade do estado, de onde saíram governadores e deputados. Relatou ao Prefeito da vergonha que sente ao passar pela Praça João Bosco, em Camobi. “Vamos colorir o que está cinza”, leu no panfleto que trouxe sobre a ação que a Fadisma realizará no bairro dia 5 de abril. O vereador disse que gostaria de ter uma relação de sucesso com o Prefeito. Em seguida, saudou a Frente Parlamentar do Interior que visitou o Passo do Verde e também convidou a Secretaria de Educação, Silvana Guerino, para visitar a escola do distrito.

Dr. Ovídio (PTB) agradeceu a visita do reitor da UFSM, Paulo Burmann, na tarde desta terça-feira e da oportunidade de discutir certas questões que, para o vereador, estavam pendentes. Comentou da criação do curso de Medicina da UNIFRA que utilizará a Casa de Saúde como hospital-escola.

Texto: Clarissa Lovatto Barros e Camilla Milder

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços