Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla pede apoio ao Legislativo

• 05/08/2010

Em visita ao presidente do Legislativo, vereador Paulo Airton Denardin, na manhã desta quinta-feira (5), a coordenação da Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e região (Apemsmar) solicitou apoio do Legislativo no encaminhamento de projeto de lei para tornar a Apemsmar como entidade de utilidade pública municipal. Participaram da reunião Claiton Alves (presidente da entidade), Iracema Luzardo (2ª secretária), SIlvani Vieira (diretora técnica), Eda Lopes (tesoureira), Marcia Saldanha (relações públicas).
Denardin declarou apoio ao pedido da Associação, explicando quais os documentos necessários para encaminhar o projeto. Afora isso, o presidente irá elaborar outro projeto lei, com objetivo de instituir o dia 30 de agosto como o Dia Municipal de Conscientização sobre Esclerose Múltipla. A doença afeta principalmente adultos jovens, sendo caracterizada por degradação dos neurônios.
A Apemsmar é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2001 por grupo formado por pacientes e profissionais da saúde. Em março de 2009, a entidade recebeu a certidão de Associação. Entre os objetivos da Apemsmar está a viabilização de espaço físico adequado para encontros dos pacientes, familiares e pessoas interessadas, além de aprofundar o conhecimento da doença e a melhoria da qualidade de vida dos portadores de esclerose múltipla. Mais informações sobre a Associação no blog apemsmar.blogspot.com.

Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Gabriela Loureiro