Santa Maria, quinta-feira, 30 de maio de 2024

Sessão plenária

• 10/08/2010

No espaço da tribuna livre, a professora Carmem Maria Andrade, coordenadora do Núcleo Palotino de Estudos do Envelhecimento (Nupen), da Faculdade Palotina (Fapas), fez reflexão sobre o papel do pai e do avô na vida familiar. “A paternidade não tem receita. O homem aprende a ser pai por ensaio e erro”, observou, acrescentando que “o avô ajuda o neto na compreensão da vida”.

Prorrogação
Os vereadores aprovaram requerimento, da Comissão Especial de Trânsito, que solicita prorrogação do prazo por mais 30 dias. A Comissão está buscando informações sobre possíveis mudanças e melhorias no trânsito de Santa Maria.

Primeira discussão
- Projeto de lei, do vereador Sérgio Cechin (PP), subscrito pela vereadora Sandra Rebelato (PP), que denomina de João da Rodda a rua A, entre as ruas Carlos Hur e C, na vila São Pedro, no Bairro Uglione;

- Projeto de lei, do vereador Marion Mortari (PP), que denomina de Ângelo Mortari uma estrada no distrito de Pains.

Feirantes pedem apoio ao Legislativo
Com a sessão suspensa, os vereadores receberam um grupo de cerca de 20 feirantes que solicitou apoio ao Legislativo para intermediar junto ao Executivo a permanência na Praça Saldanha Marinho. Até acontecer a transferência dos camelôs e ambulantes das ruas centrais para o shopping popular, as bancas funcionavam há quase 30 anos na praça, nas terças e sextas-feiras, pelo turno da manhã. A Comissão de Políticas Públicas da Câmara irá acompanhar o grupo em audiência a ser agendada com o prefeito Cezar Schirmer.

Resumo dos pronunciamentos

Jorge Trindade (em comunicação de liderança do PT) parabenizou o trabalho desenvolvido pela professora Carmem nas instituições de ensino superior de Santa Maria. Registrou que, na Espanha, há universidade direcionada ao público da terceira idade. Jorge Trindade ressaltou que, em 26 de julho, foi comemorado dia dos avós.

João Kaus (PMDB) declarou estar feliz pela oportunidade de assumir a vereança e agradeceu apoio dos eleitores que votaram nele nas últimas eleições. Kaus, nascido em São Pedro do Sul, fez um relato da sua vida pessoal e profissional. “Eu me orgulho muito de Santa Maria. É uma cidade bem situada, bem educada e que tem parte estrutural boa para viver”, observou o vereador, que reside na Nova Santa Marta. Kaus foi empossado na sessão da última quinta-feira (5).
Manoel Badke (DEM) cumprimentou o vereador Kaus por assumir a vereança na última semana. Destacou que a Interlegis está disponibilizando, de maneira gratuita, mais de 10 cursos online a vereadores, a assessores e servidores do Legislativo.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Murilo Matias e Pedro Pavan