Santa Maria, domingo, 19 de maio de 2024

Sessão especial presta homenagem ao centenário da Diocese de Santa Maria

• 10/08/2010

A Câmara de Vereadores realizou sessão especial no final da tarde desta terça-feira (10) em homenagem aos 100 anos da Diocese de Santa Maria, atendendo proposição da vereadora Sandra Rebelato (PP). Conforme justificativa da proponente, constante do requerimento apresentado no início do ano, a homenagem integra-se às comemorações do centenário da Diocese santa-mariense, fundada no ano de 1910, pelo Papa Pio X.
Falando em nome da Câmara, em honra à homenageada, a vereadora Sandra Rebelato iniciou seu pronunciamento “invocando as bênçãos de Nossa Senhora Medianeira” a todos os presentes, aos vereadores e servidores do poder legislativo santa-mariense e declarando ser “este momento de extrema significação em minha vida pessoal e política”. Mais adiante, declarou: “Somos, com muito orgulho, cristãos privilegiados, pois temos uma história riquíssima para contar a trajetória do trabalho cristão e evangelizador feito pelos antepassados, sacerdotes e leigos que deixaram um legado rico de esperança, fé e religiosidade nas comunidades dos 26 municípios que compõem atualmente nossa Diocese”.
A vereadora também fez em seu pronunciamento um histórico do trabalho desenvolvido pelos seis bispos diocesanos de Santa Maria já falecidos, além de comentários e elogiosos, a exemplo dos anteriores, sobre o apostolado no atual bispo, Dom Hélio Rubert. Os seis bispos que antecederam Dom Hélio, que assumiu a Diocese em 2004, foram, segundo a vereadora progressista, Dom Miguel de Lima Valverde, o primeiro bispo diocesano santa-mariense, de 1912 a 1922; Dom Ático Eusébio da Rocha, de 1923 a 1928; Dom Antônio Reis, de 1913 a 1960; Dom Luis Victor Sartori, de 1960 a 1970; Dom Érico Ferrari, de 1971 a 1973; Dom Ivo Lorscheister, de 1974 a 2004 e desde 2004. “Todos estes homens a serviço do ideal religioso, nos deixaram um grandioso cabedal de evangelização, de promoção da dignidade humana e também a construção efetiva de uma sociedade mais solidária e fraterna”.
Especificamente sobre a atuação do atual bispo diocesano, Sandra destacou o fato de Dom Hélio, ao assumir a Diocese em 2004, ter deixado a representação do Bispado a Dom Ivo Lorscheister “até seus últimos dias”. Atitude “de humildade respeitosa, que chamou a atenção da Diocese”, que, aliada a outras atitudes de desprendimento, avalia Sandra, fizeram de Dom Hélio “o Bispo dos 100 anos”.
Por fim, ela justificou a homenagem à Diocese e o entusiasmo pela iniciativa, como uma forma de “agradecer a Deus pelas inúmeras graças e bênçãos concedidas em nossa cidade por aqui sediá-la e por sermos uma verdadeira comunidade cristã”.
Ao agradecer a homenagem, o bispo Dom Hélio propôs a todos um “olhar reflexivo” ao passado, ao presente e ao futuro: “ao passado para agradecer, ao presente para nos alegrarmos e, ao futuro, para nos encher de esperança”. Em relação ao passado, a reflexão foi de agradecimento a Deus “pelos imigrantes que trouxeram o Evangelho, a fé, o amor à Igreja e à família, o espírito de oração e vida comunitária em nossa Diocese”. Sobre o presente, disse que “devemos nos alegrar porque o que somos hoje é fruto do nosso passado, de nossa herança cultural e religiosa”. Ao olharmos para o futuro, disse que “devemos nos encher de esperança porque Jesus é o nosso referencial”.
Ao finalizar, invocou “a bênção celeste sobre esta Casa, vereadores e vereadoras, funcionários, comunicadores e sobre todos que nos prestigiaram com sua presença”.
Antes do encerramento da sessão, o prefeito Cezar Schirmer falou em nome do Poder Executivo Municipal e destacou a importância da Igreja na vida de Santa Maria, nas suas mais distintas dimensões: educação, cultura, arquitetura, artes, saúde e ação comunitária. “Mas, principalmente, na questão da espiritualidade”. Para o prefeito, não fosse o código moral da Igreja, sua doutrina e fé “quantos e quantos de nós não poderiam ser tentados a buscar os caminhos da marginalidade e da descrença?”.
Ao encerrar a sessão, o presidente do legislativo vereador Paulo Airton Denardin declarou a “satisfação da Câmara em poder agradecer à Diocese de Santa Maria pelos serviços prestados a nossa comunidade”, e destacou que “esta é uma homenagem de todo o povo de santa-mariense”. O vereador presidente também fez a leitura de um telegrama do Frei Turra, autor, a pedido de Dom Ivo, do Hino ao Centenário da Diocese, justificando sua ausência à sessão.
Além dos discursos, a Diocese foi homenageada com a entrega de uma tela da artista plástica santa-mariense Liane Marque, na qual é reproduzido o Altar Monumento tendo acima a imagem de Nossa Senhora Medianeira. Também houve apresentação do Coral da Paróquia das Dores, que executou cânticos sacros, destacando-se o Hino ao Centenário da Diocese.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Gabriela Loureiro