Santa Maria, quinta-feira, 30 de maio de 2024

Comissão Especial do Trânsito se reúne com secretário de Controle e Mobilidade Urbana

• 11/08/2010

Na manhã desta quarta-feira (11), no plenarinho da Câmara de Vereadores, o secretário municipal Sérgio Medeiros, titular da pasta de Controle e Mobilidade Urbana, apresentou aos vereadores integrantes da Comissão Especial do Trânsito projetos e propostas que a Secretaria está articulando para resolver os problemas do trânsito da cidade. Medeiros e os vereadores Luiz Carlos Fort (PT), Marion Mortari (PP) e Isaias Romero (PMDB) debateram temas relativos ao transporte coletivo, à necessidade de melhora na pavimentação e sinalização de ruas, às estratégias para desafogar os pontos de engarrafamento da cidade e às carências apresentadas nos serviços ligados ao estacionamento rotativo.
O secretário trouxe ao conhecimento da Comissão as diretrizes elaboradas pelo Ministério das Cidades na orientação de planos diretores de mobilidade urbana e no financiamento de projetos, entre os quais estão a priorização do transportes coletivos, a atenção ao pedestre e às medidas que propiciem uma melhoria no deslocamento de deficientes e, ainda, o respeito às questões ambientais. Nesse sentido, Medeiros ressaltou a importância da formatação de projetos que contemplem tais requisitos, uma vez que, segundo o próprio secretário, existem verbas a serem captadas para isso.
Também foram destacados os projetos que serão efetivados a curto prazo, a partir de emendas parlamentares, na ordem de R$ 1,4 milhões, e a busca de verbas pela prefeitura junto ao Banco Mundial. O presidente da Comissão Especial do Trânsito, vereador Fort, comentou ainda a importância do gerenciamento do trânsito para a melhora de qualidade de vida da comunidade, uma vez que a situação atual é, segundo ele, “caótica”.

Texto e foto: Murilo Matias