Santa Maria, quarta-feira, 29 de maio de 2024

Presidente da OAB/SM recebe Comenda Rui Barbosa

• 12/08/2010

Em sessão solene realizada no final da tarde desta quinta-feira (12), a Câmara de Vereadores de Santa Maria fez a entrega da Comenda Rui Barbosa ao presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Maria, José Fernando Lutz Coelho. Advogado militante há 25 anos, além de presidir a subseção da OAB local, o homenageado é mestre em Integração Latino-Americana, professor no Departamento de Direito da UFSM, no Curso de Especialização do Colégio Registral do Rio Grande do Sul e no Curso de Pós Graduação em Direito Processual Civil da Urcamp. O nome de Lutz Coelho foi indicado à Câmara de Vereadores pelos departamentos de Direito das instituições de Ensino Superior da cidade, pela direção do Foro de Santa Maria e outros órgãos relacionados às atividades jurisdicionais.
Falando em nome da Casa, em saudação ao homenageado, o vereador Paulo Airton Denardin (PP) lembrou que Lutz Coelho, “pessoa ímpar e exemplo para sua família”, iniciou sua careira no magistério ministrando aulas, gratuitamente, na Escola Estadual Manoel Ribas, o Maneco. “Tomou gosto pela atividade e, hoje, é um excelente mestre universitário, paraninfo e patrono de várias turmas de formandos”.
Denardin destacou também a produção literária do homenageado, que, “a exemplo de Rui Barbosa, patrono desta Comenda, publicou vários livros abordando questões do Direito”. Estão entre os títulos publicados por Lutz Coelho O Contrato de Fiança e Sua Exoneração na Locação, Os contratos de Arrendamento e Parceria Rural no Mercosul e Contratos Agrários: Uma Visão Neo-Agrarista, entre outros. O nobre homenageado tem também vários artigos publicados em jornais e revistas de circulação nacional. Palestrante, orientador de projetos em cursos de graduação e pós-graduação, já participou de várias bancas examinadoras em concursos públicos ligados a sua área de atuação.
Em agradecimento, Lutz Coelho destacou, inicialmente, em seu discurso “a figura grandiosa” do patrono da Comenda, o jurista Rui Barbosa, “fato que torna esta homenagem deveras significativa”. Emocionado, contou que, coincidentemente, recebera o comunicado sobre a homenagem justamente no dia em que completava 25 anos de formatura. Lutz Coelho declarou seu orgulho pelo cargo que desempenha junto à Subseção da OAB e citou, em agradecimento, alguns de seus professores no curso de Direito da UFSM, na década de 80. Os quais, segundo ele, em muito contribuíram na criação das condições para que hoje estivesse recebendo a homenagem. Entre os citados estão Felipe Lenz e Nelson Jobim, atual Ministro da Defesa.
Depois de assegurar que levaria a homenagem “no fundo do coração” e dividi-la com a Ordem dos Advogados, por ser a entidade que representa a sua categoria profissional, Lutz Coelho encerrou agradecendo aos familiares, aos vereadores e à comunidade de Santa Maria, por tê-lo “destacado com esta honraria, através da sua representação política”.

A Comenda – Instituída pela Lei Municipal nº 3891/95, a Comenda Rui Barbosa é uma homenagear a pessoas com destacada atuação na área jurídica local. A honraria deve ser entregue em sessão solene específica, durante a semana de comemorações do Dia do Advogado, celebrado em 11 de agosto.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Gabriela Loureiro