Santa Maria, domingo, 19 de maio de 2024

Homenagem a Rádio Medianeira lota plenário da Câmara

• 17/08/2010

A Câmara de Vereadores realizou no final da tarde desta terça-feira (17) sessão especial de homenagem ao cinqüentenário da Rádio Medianeira, emissora da Diocese de Santa Maria, fundada no dia 13 de agosto de 1960. Dirigida pelo presidente Paulo Airton Denardin (PP), a sessão contou em sua mesa oficial com a presença do prefeito Cezar Schirmer, de Dom Helio Rubert, da presidente da Associação dos Veículos de Imprensa de Santa Maria, Maria Zaira De Grandi, do diretor executivo da Rádio Medianeira, Padre Antônio Boninni, entre outras autoridades locais.
Proponente da homenagem e indicado pela Casa para falar em saudação à homenageada, o vereador peemedebista João Carlos Maciel, há 11 anos responsável por um programa na Rádio Medianeira, iniciou seu pronunciamento lembrando a fundação da rádio, pela iniciativa do então bispo da diocese de Santa Maria, Dom Luiz Victor Sartori. Disse ele sobre a iniciativa de Dom Victor Sartori: “Não media esforços para idealizar seus propósitos, que eram o de levar a evangelização e a palavra de Deus à comunidade da região. Nascia, assim, no final da década dos anos 50, o sonho de uma Emissora Católica e da Diocese de nossa cidade”.
Mais adiante, em sua resenha histórica, Maciel lembrou que a Rádio Medianeira, já naquela época, surgia como “uma escola radiofônica, reconhecida pela qualidade de seus funcionários, na maioria universitários, que faziam uma programação jovem e de qualidade...”. Lembrou as duas primeiras locutoras da emissora, Carmem Sadda e Emília Aita, esta com oito anos de idade no início da carreira, e nomes importantes que passaram pelo quadro funcional da emissora ao longo de décadas, como o ex-deputado federal, ex-vice-governador gaúcho e “Cidadão Santa-Mariense” João Gilberto Lucas Coelho. Maciel destacou que muitos daqueles que passaram pela rádio, posteriormente, seguiram carreira no magistério universitário, a exemplo de Renan Rademaquer e Hélio Ribas, ambos na UFSM, e citou também o jornalista e assessor de imprensa da Câmara já aposentado, Luis Carlos Barbosa.
Segundo o vereador, “muitos fatos pitorescos marcaram a história desta querida rádio”. Entre eles, citou a apresentação, “em primeira mão, do Festival de San Remo para o interior do Estado”, assim como a cobertura da Copa do Mundo de 1966. Não deixou de citar também a queda da antena retransmissora da rádio por conta de um temporal ocorrido em 1970, cuja recuperação contou com a colaboração de um destacamento da Base Aérea de Santa Maria. Mais tarde, já sob o apostolado de Dom Ivo Lorscheiter, que assumia a diocese em 1974, a rádio, por necessidade de ampliação de seus quadros e departamentos transferiu seus estúdios para o Altar Monumento a Nossa Senhora Medianeira, em 1978. Quatro anos após, quando passou a operar com o prefixo ZYK-290, com 5.000 Watts, foi celebrado convênio com o Ministério da Aeronáutica, pelo qual a emissora passaria a indicar o seu prefixo a cada 15 minutos, “servindo assim de apoio à navegação aérea”.
Desde os anos 90, a emissora encontra-se sob a direção do Padre Antonio Bonini, que contribuiu de forma expressiva para o retorno dos estúdios para a Avenida Rio Branco, onde havia iniciado as suas transmissões em 1950. O retorno à velha casa, na preocupação de Padre Boninni, seria para facilitar a vida dos funcionários em seus deslocamentos assim como para agilizar os contatos de seu departamento comercial.
Hoje, segundo João Carlos Maciel, a emissora “mantém uma programação fixa ao longo dos anos, apresentando programas religiosos, esportivos, musicais, culturais, jornalísticos, mas tradicionalmente, abre espaços para coberturas especiais como o Vestibular, acalentando o sonho de milhares de estudantes, ou a Romaria da Medianeira, difundindo a fé, espalhando bênçãos e cânticos de louvor no transcorrer da peregrinação, acompanhando a todos os romeiros.”
Ao finalizar seu discurso, o vereador, que se declarou honrado por ser um dos comunicadores da emissora, disse que a homenagem prestada confirma a importância desta empresa de comunicação “no decorrer destas cinco décadas para a cidade de Santa Maria, para o nosso povo, desde aquele lar mais humilde, de simples tapera, onde apenas um radinho a pilha é o companheiro, até a mais imponente residência, aonde chegam as emoções identificadas nas palavras: Rádio Medianeira, a rádio que toca você”.
Ao agradecer a homenagem o diretor da rádio, Padre Antônio Boninni destacou o que classifica de “feliz coincidência” a convergência das comemorações do centenário da diocese e do jubileu de ouro da Rádio Medianeira. E agradeceu a homenagem definindo-a como “maravilhosa distinção”. Segundo Padre Boninni, a emissora que ora dirige “é uma rádio da Igreja, que cumpre um papel evangelizador não apenas quando leva a palavra de Deus, quando prega e defende valores humanos positivos como a verdade e a solidariedade”.
O vereador Paulo Airton Denardin encerrou o ato saudando aos presentes, em especial à mesa, os vereadores e funcionários da rádio presentes. Concluiu dizendo ser “uma grande honra ao legislativo santa-mariense poder homenagear esta importante emissora que ao longo de 50 anos traz informação, alegria e esperança a toda a nossa população”.
Ainda durante a cerimônia foram entregues ao padre diretor placas alusivas à comemoração do jubileu, livros e um quadro comemorativo.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Milena Jaenisch