Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cacism declara apoio à lei que proíbe cigarro em lugares fechados

• 26/08/2010

Em visita ao presidente do Legislativo santa-mariense, vereador Paulo Denardin, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria, Paulo Ceccim, enfatizou que a Cacism é totalmente favorável à legislação que proíbe uso de cigarro em lugares fechados, públicos e privados, nos moldes do que já acontece em outros estados do país, como, por exemplo, São Paulo.
No dia 18 de agosto, a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores promoveu audiência pública para discutir a possibilidade de instituição de legislação proibindo o uso do fumo em locais públicos fechados no âmbito do município, em complementação à legislação federal e estadual já existente regulamentando o tema. Foi consenso entre os participantes a importância de uma legislação local proibindo o uso do fumo em locais públicos fechados, mas não apenas nestas situações, porque o ideal seria a proibição em todo o território nacional, inclusive no ambiente familiar, uma vez que as leis federais e estaduais existentes, além de insuficientes, não têm a sua aplicação fiscalizada pelas autoridades.
Feisma – Na ocasião, o presidente Denardin tratou também da participação da Câmara de Vereadores na Feisma – Multifeira de Santa Maria 2010. A intenção do Legislativo é ocupar o mesmo espaço da prefeitura municipal, inclusive com estrutura da TV Câmara. No dia 4 de novembro, a sessão plenária ordinária ocorre na Feisma.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Milena Jaenisch