Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sessão Especial de Homenagem à Igreja Universal

• 16/09/2010

O aniversário de 33 anos de fundação da Igreja Universal do Reino de Deus foi comemorado no final da tarde desta quinta-feira (16), na Câmara de Vereadores de Santa Maria, em uma sessão especial proposta pelo vereador Jorge Ricardo Xavier (PRB). Pastor da Igreja, o vereador proponente da solenidade falou em nome da Casa saudando a instituição homenageada.
Em seu pronunciamento, Jorge Ricardo lembrou que a Universal nasceu no ano de 1977, no bairro carioca do Méier “pela coragem de um homem, pregador da palavra de Deus: bispo Edir Macedo”.
O vereador pastor lembrou, ainda, que também foi carioca o primeiro templo da nova igreja, no Bairro Abolição, num prédio que abrigava anteriormente uma funerária. Segundo Jorge Ricardo, um local “simples e humilde” que, assim como o seu criador, pouca atenção e interesse despertavam nas pessoas.
Apesar das dificuldades iniciais, comemora o pastor vereador, “a igreja cresceu, desenvolveu-se, e hoje está aí, mostrando a sua força em quase todos os países”. A igreja do bispo Edir Macedo, como também é chamada, é conhecida mundialmente pela sua força e trabalho, “trazendo e fazendo homens, mulheres e jovens para Deus”.
Integram os quadros da Universal hoje, segundo o orador, pessoas de todos os segmentos sociais, “desde o mais simples aos mais graduados, doutores, advogados, promotores, juízes, trabalhadores, operários”. Tudo, segundo ele, produto da “chamada fé. Fé que nos faz vencer e estar aqui”.
Jorge Ricardo não deixou de registrar, também, os problemas enfrentados pela organização, como denúncias que foram exploradas por parte da imprensa, acusando a igreja de desvios de função. “Sabemos que não é fácil, porque tudo na vida é feito com luta e sacrifício. Muitas vezes, só com muita determinação podemos superar as dores e as dificuldades. As perseguições tentam nos fazer parar, como as perseguições sofridas pela igreja. Mas, a Igreja Universal do Reino de Deus é uma família, e uma família unida jamais será vencida.”
O vereador também destacou o trabalho de assistência espiritual desenvolvido pelos “servos da igreja”, pastores, bispos, obreiros e obreiras: “ajudar, talvez seja uma das características mais importantes da Igreja Universal do Reino de Deus. As pessoas chegam aos templos sofrendo, no fundo do poço, sem vida, sem esperança, sem amor, sem fé, sem amigos. E, ali, encontram a palavra do pastor, que lhes acolhe, ajuda-lhes e diz ‘vai em frente’, Deus é contigo, tudo vai mudar”.
O orador lembrou que também há pregações pelos meios eletrônicos de comunicação (rádios e televisão) e impressos, “levando uma palavra àqueles que se encontram desesperados, aflitos, sem direção. São estes servos que formam a igreja Universal, sem os quais ela não existiria”, garante ele. Jorge Ricardo ainda falou sobre o trabalho junto à juventude, através da organização Força Jovem, pela qual ele ingressou na Igreja, e onde são trabalhadas questões como a drogadição, o trabalho junto às populações carcerárias e familiares, entre outros. Reconhecendo não ser a Universal a única igreja de confissão evangélica existente, Jorge Ricardo saudou às demais co-irmãs, dizendo que toda a comunidade confessional está de parabéns “pelo trabalho significativo que realiza em nossa cidade, difundindo a palavra de Deus”.
Ao encerrar seu discurso, o vereador entregou aos demais colegas parlamentares livros com a biografia do bispo Edir Macedo, seguindo com a entrega ao pastor Fander Tavares de uma placa comemorativa aos 33 anos da igreja.
Agradecendo a homenagem, falou o pastor Fander Tavares, que leu um versículo do capítulo quatro do livro do apóstolo Thiago, o qual retrata perseguições a profetas de Jesus Cristo. Certamente, numa alusão metafórica às acusações que a igreja vem sofrendo ao longo de sua existência e que, para seus líderes, são também perseguições. Apesar destes obstáculos, Fander Tavares disse que a Igreja vem crescendo e, com isso, “podendo ajudar as pessoas, que é a razão da sua existência”.
Na solenidade, houve, ainda, a entrega de livros editados pela Câmara aos demais pastores presentes e apresentação musical do grupo Força Jovem, acompanhado por todos os membros da igreja que lotaram as galerias do plenário.
No encerramento da sessão, o presidente Paulo Airton Denardin (PP) parabenizou a igreja e seus integrantes, afirmando que o legislativo “conhece e reconhece o trabalho da Igreja Universal do Reino de Deus em nossa cidade, tanto no aspecto espiritual quanto social”. Além do presidente Denardin e do proponente Jorge Ricardo, a sessão contou com a participação dos vereadores João Kaus (PMDB), Maria de Lourdes (PMDB), Isaias Romero (PMDB) e Werner Rempel (independente).

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Renata Bianchini