Santa Maria, quarta-feira, 1 de maio de 2024

CPF Piá do Sul recebe Troféu Sepé Tiaraju

• 23/09/2010

O Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul foi o agraciado na edição 2010 do Troféu Sepé Tiaraju. Entregue na noite desta quinta-feira (23), na Câmara de Vereadores, o troféu premia a entidade que melhor se apresentou no desfile temático de 20 de setembro. Junto ao CPF Piá do Sul, outras quatro entidades filiadas à 13ª Região Tradicionalista receberam diplomas de menção honrosa igualmente pela participação no desfile. O Troféu Sepé Tiaraju foi instituído pela lei municipal 3075 como forma de manifestação do reconhecimento ao esforço das entidades tradicionalistas em participar do desfile comemorativo à Revolução Farroupilha.
Na sessão especial desta noite, dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Airton Denardin (PP), falaram o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, João Carlos Cardoso de Lima, e o patrão da entidade vencedora, José Mário de Bem.
O primeiro orador disse que este era um dia muito especial para a 13ª RT, pois o que estaria se reconhecendo na solenidade seria mais do que o desfile de 20 de setembro, “e, sim, o trabalho de um ano inteiro de cada uma das entidades tradicionalistas”, destacou João Carlos Cardoso de Lima.
Em sua manifestação, José Mário de Bem registrou que nos 52 anos de existência do CPF Piá do Sul, a entidade “tem trabalho com muita seriedade as questões da cultura gaúcha, em todos seus aspectos”. E agradeceu aos membros de cada uma das equipes que organizaram o desfile vencedor da entidade.
No encerramento da sessão, o vereador presidente destacou a beleza do desfile deste ano, não só do CPF Piá do Sul, mas do conjunto da manifestação, “comprovando que, a cada dia, vamos, cada vez mais, aperfeiçoando o culto as nossas tradições”. Culto este, segundo ele, “que nos faz um povo diferenciado”.
As quatro entidades que receberam menção honrosa foram: CTG Farroupilha/Piquete de Laçadores da Sotéia; Piquete de Laçadores Os Gaudérios/Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany; Departamento de Tradições Gaúchas Avenida Tênis Clube; e Departamento Tradicionalista Querência das Dores.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Murilo Matias