Santa Maria, terça-feira, 30 de abril de 2024

Sinditaxis e Coopaver homenageados na Câmara

• 26/10/2010

A Câmara de vereadores realizou sessão especial no final da tarde desta terça-feira (26) em homenagem aos 40 anos do Sindicato dos Concessionários de Táxis de Santa Maria (Sinditaxi) e aos 33 anos da Cooperativa dos Condutores de Veículos Autônomos de Santa Maria (Coopaver). A homenagem foi proposta pelo vereador João Kaus (PMDB).
Em nome da Câmara, saudando os homenageados, João Kaus declarou sentir orgulho pela missão que a Casa lhe conferira, taxista que foi em sua terra natal, São Pedro do Sul. Destacou a importância do serviço prestado pelo taxista, “uma profissão histórica que oferece tantas vantagens para seus usuários, porque eles enfrentam vários riscos, tanto os de trânsito como os riscos de sua segurança pessoal.
“Sei da importância dessa função, pela segurança que oferece aos pais que confiam no taxista para levar e buscar seus filhos, pelos laços e pelas amizades que se desenvolve com cada passageiro.” E ainda acrescentou: “È por essas e outras razões que hoje estamos aqui para homenagear os taxistas de nosso município.”
Conforme o vereador, o serviço de transportar pessoas é tão antigo como a civilização. Na antiguidade, explicou, os carros de passageiros eram movidos com tração humana, “através de escravos” e privilégio das elites. Já na idade média surgiram as carruagens, com tração animal, que no Renascimento receberam melhorias como cobertura e cortinas. Os primeiros veículos desta natureza a circularem pela ciade de Londres, segundo o vereador, datam do ano de 1605, século em que também foram adotados na capital francesa.
Quanto aos táxis motorizados, os primeiros surgiram na Alemanha, no ano de 1896, e a partir do século seguinte sua utilização foi generalizada, já equipados com taxímetros, conforme determijnação legal. “Antes da Primeira Guerra Mundial, já todas as grandes cidades europeias e americanas tinham serviço de táxis legais. Desde, então, as alterações foram poucas, apenas nos aparelhos possuídos pelos carros, tais como rádio e ar condicionado.
Em Santa Maria, como explicou o vereador João Kaus,, os profissionais taxistas criaram a União de Choufer, na metade do século 20. E que, na década de 70, transformou-se no Sindicato dos Condutores de Autônomos de Veículos Rodoviários – Sincaver, atual Sindicato dos Concessionários de Táxis de Santa Maria - Sinditaxi.
Sobre a história da Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Santa Maria – Coopaver, lembrou que a mesma foi criada no dia 17 de novembro de 1977, como uma resposta de enfrentamento à crise mundial do petróleo no final da década de 70. Inicialmente voltada exclusivamente à categoria, no início dos anos 1990, a cooperativa passou a fornecer seus serviços ao público em geral.
Ainda segundo os dados do vereador, a cooperativa conta hoje com uma infra-estrutura que envolve oficina mecânica, borracharia, oficina de taxímetros, três carros reserva e plano de saúde para seus 47 funcionários. A Coopaver por seis anos consecutivos foi vencedora da promoção Clube do Milhão Ipiranga, sendo também agraciada com premiação dos institutos de pesquisa Top de Linha e Imagem, pela qualidade de seus produtos e excelência em atendimento.
“Por tudo isso, fica fácil fazer essa homenagem aos nossos taxistas, pela história que construíram, pelo carinho que desempenham suas funções, pela credibilidade dos serviços prestados. Acima disso, por terem ajudado Santa Maria no seu desenvolvimento urbano e social.”
O presidente do sindicato e da cooperativa, Moacir da Silva, agradeceu a homenagem destacando o que chamou de “momento ímpar” vivido pela categoria e pelo que pediu apoio ao Legislativo e ao Executivo, na pessoa do secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Medeiros, representando o prefeito Schirmer na solenidade. Trata-se, segundo ele, da “concorrência desleal e predatória dos táxis clandestinos”.
São carros de particulares que se denominam como “executivos”, que disputam com os táxis legalizados os mesmos passageiros, levando vantagens porque cobram uma tarifa menor já que não estão submetidos ao recolhimento de qualquer tributo pelo exercício da profissão. Aos vereadores, solicitou ajuda e, ao secretário, mais ações, pois considera insuficiente o que foi feito até o memento no combate a esta irregularidade.
Agradeceu, emocionado, a homenagem, destacando a qualidade da atual composição do legislativo santa-mariense, “sem dúvida a mais qualificada de toda a sua história”.
O presidente Paulo Airton Denardin encerrou a sessão reafirmando a importância e os bons serviços prestados pela categoria à comunidade local, garantindo que tanto o Legislativo como o Executivo saberão tomar as medidas necessárias para atender a solicitação do presidente Moacir.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Murilo Matias