Santa Maria, sábado, 18 de maio de 2024

Câmara de Vereadores comemora o Dia do Cinema Gaúcho

• 21/03/2011

O dia 27 de março é o Dia do Cinema Gaúcho, uma comemoração em homenagem ao produtor e exibidor Eduardo Hirtz. A Assembleia Legislativa instituiu a data em 2002, por meio da Lei 11.859.
A Câmara de Vereadores de Santa Maria, em parceria com o Cineclube SMVC, comemora a data realizando uma “sessão de cinema” na quarta-feira (23), com a exibição de três curtas-metragens. A exibição ocorre às 18h, no Plenarinho da Câmara, com entrada gratuita.
Serão exibidas as obras A invasão do Alegrete, de Diego Muller, comédia que trata da rivalidade entre as cidades de Uruguaiana e Alegrete. A Farsa Seca, de Fabricio Koltermann, comédia que trata da transformação da vida de um homem após ser considerado herói ao salvar o quadro de Iberê Camargo de um furto. Faltam 05 minutos, de Luiz Alberto Cassol, documentário que retrata a ascensão do Inter –SM à primeira divisão em 2007, pela visão dos radialistas de cidade.

A data – O dia 27 de março refere-se à data de estreia do primeiro filme gaúcho de ficção, o curta Ranchinho do Sertão, do produtor e exibidor cinematográfico Eduardo Hirtz, exibido pela primeira vez em 1909, no cinema Recreio Ideal, em Porto Alegre. Pioneiro da cinematografia gaúcha, Eduardo Hirtz nasceu na Alemanha em 7 de abril de 1878 e faleceu em Porto Alegre, em 23 de fevereiro de 1951. Todo o restante de sua produção é de atualidades como eram chamados os pequenos "documentários".
Em todo o Estado, cineclubes, centros culturais e entidades públicas realizam exibições para celebração do Dia do Cinema Gaúcho.