Santa Maria, sábado, 29 de junho de 2024

Câmara celebra os 70 Anos da Igreja Batista em Santa Maria

• 11/05/2010

Sob a presidência do vereador Paulo Airton Denardin (PP), a Câmara realizou, no final da tarde desta terça-feira (11), sessão especial em homenagem à Igreja Batista Independente, que comemora 70 anos de atuação em Santa Maria. A sessão foi proposta em fevereiro, pelo então vereador Cláudio Rosa, hoje secretário de município, razão pela qual o discurso por ele preparado foi lido da tribuna pelo seu colega de partido, o peemedebista Tubias Calil.

Calil explicou que a intenção de Cláudio Rosa foi “destacar e reconhecer a atuação de entidades, como a nossa homenageada, tem com a de Santa Maria e as suas pessoas”.

A história batista na cidade se iniciou em 1939, ano em que aqui chegou o casal Emma e Alfredo Winderlich, um filho e a missionária Maria Ahlen, para fundarem, no ano seguinte, 1940, a Igreja Batista Salém. No Rio Grande do Sul a Igreja iniciou seu processo de instalação no começo do século passado, em 1912, “atendendo um clamor de imigrantes suecos no interior do Rio Grande do Sul, mais especificamente de Guarani das Missões, que estavam aqui há 19 anos e não encontravam uma igreja para receber apoio espiritual.” Desde o ano de 1974, por decisão da Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI), a congregação em Santa Maria chama-se Igreja Batista Independente.

A atuação da Igreja na cidade, segundo o orador, não difere da forma como age em outros estados do país onde está implantada: “Fé, amor e caridade. Propósitos que parecem tão simples, mas que fazem a diferença na vida das pessoas. Doar sem pedir nada em troca, ajudar pelo propósito da fé, estender a mão para um desconhecido.” Através da Federação de Entidades e Projetos Assistenciais (Fepas), realiza um intenso trabalho social com crianças, adolescentes e adultos.

Ao finalizar, Tubias Calil agradeceu, em nome da Câmara de Vereadores, “a todos os membros da igreja, colaboradores, incentivadores e a todos, que de uma forma ou de outra atuam ou atuaram no trabalho realizado em prol de nossa sociedade e pela Igreja Independente”.

Agradecendo a homenagem, o pastor João Chaves, que compôs a mesa ao lado da esposa e também pastora, Rosane Chaves, cumprimentou aos presentes “com a mesma saudação de Cristo após a ressurreição: que a paz esteja convosco”. Sobre a Igreja Batista, disse que a instituição procura realizar aquele que foi o último pedido de Cristo: o de que o Seu Evangelho fosse anunciado “e é isto que nós procuramos fazer nestes 70 anos em Santa Maria”, afirmou o religioso. Pastor Chaves encerrou a sua saudação com uma oração abençoando aos vereadores e a Casa.

Na cerimônia, o representante da Igreja recebeu uma placa do Poder Legislativo, alusiva aos 70 anos da instituição na cidade e, ele e sua esposa, também foram presenteados com exemplares dos livros editados este ano pelo legislativo com incentivos da Lei do Livro, a novela “A Face Oculta da Lua (Inércia)”, de Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro, e “Nova História de Santa Maria: Contribuições Recentes”, coletânea de artigos. Houve também a apresentação da dança “Rio de Deus”, pelo grupo Ministério da Dança, da Igreja Batista.

Ao encerrar a sessão, o presidente Paulo Airton Denardin disse que “certamente Santa Maria é uma cidade mais bonita e mais feliz nos dias de hoje, também por conta destes 70 anos de presença da Igreja Batista Independente em nossa cidade”.

Texto: Beto São Pedro