Santa Maria, terça-feira, 7 de maio de 2024

Sessão especial homenageia os 80 anos da Casa de Saúde

• 25/04/2012

Em sessão especial proposta pelo vereador João Carlos Maciel, o legislativo municipal prestou homenagem, no início da noite desta terça-feira (24) à Casa de Saúde, que comemora 80 anos de funcionamento. O ato, presidido pelo vice-presidente da Câmara, vereador Admar Pozzobom, teve a mesa de honra integrada pela diretora da entidade hospitalar homenageada, Irmã Ubaldina Souza e Silva, pelo secretário de município da Saúde, Flávio Brum, representando o prefeito Cezar Schirmer, pelo tenente João Goulart, representando o comando da 3ª Divisão de Exército, e pelo vice-presidente da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, Telmo Pereira Soares.
Ao saudar as autoridades, demais vereadores e público presente às galerias da Câmara, Maciel mencionou a permanente atenção de todos os parlamentares com questões relacionadas à saúde pública no município, que tem na Casa de Saúde uma de suas maiores referências. O proponente da homenagem fez um resgate da história da unidade hospitalar, cujas origens remontam à fundação da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, em 26 de outubro de 1913. Com o objetivo de garantir assistência aos ferroviários e familiares, em abril de 1932, a Cooperativa inaugurava o primeiro prédio da Casa de Saúde. Já na década seguinte, a entidade hospitalar provia o funcionamento de ambulatórios em diversos pontos do Rio Grande do Sul onde houvesse ferroviários em atividade.
João Carlos Maciel ressaltou ainda a presença marcante das irmãs franciscanas, desde a fundação da Casa de Saúde, garantindo a manutenção, cuidados de enfermagem e conforto espiritual aos pacientes do hospital. O parlamentar também referiu a instalação de uma unidade para tratamento de tuberculosos, na década de 1970; a implantação da unidade coronariana, na década de 1980, e as dificuldades enfrentadas pela entidade a partir da década de 1990, com a privatização da Rede Ferroviária Federal e o enfraquecimento da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea. Essa crise culminaria com o fechamento da Casa de Saúde, no ano 2000, e resultaria em um convênio entre Governo do Estado, Prefeitura Municipal, UFSM e Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, que garantiu a retomada das atividades hospitalares. Em 2007, um convênio com o município passa a gestão e operacionalização da Casa de Saúde ao Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. No ano de 2010, um novo convênio transfere a administração da Casa de Saúde à SEFAS – Sociedade Franciscana de Assistência à Saúde, que vem garantindo novos investimentos em infraestrutura e recursos humanos, garantindo a excelência dos serviços prestados à população de Santa Maria e região.
Após a apresentação de um vídeo com depoimentos de dirigentes, funcionários e pacientes, que testemunharam a longa trajetória da unidade hospitalar, os vereadores entregaram à Irmã Ubaldina Souza e Silva uma placa alusiva aos 80 anos da Casa de Saúde. Ao agradecer a homenagem, a diretora do hospital falou sobre o permanente esforço da SEFAS em dotar não apenas materialmente o hospital, mas também em termos de qualificação de recursos humanos e otimização das condições de trabalho dos servidores da Casa de Saúde. A diretora da entidade hospitalar registrou a satisfação da comunidade franciscana em estar à frente da Casa de Saúde neste momento histórico em que se comemora os 80 anos de fundação.
Encerrando a solenidade, o vereador Admar Pozzobom reiterou a importância da Casa de Saúde no cenário de Santa Maria e região, destacando o fato de, assim como seus irmãos, dentre eles o deputado Jorge Pozzobom, ter nascido naquela maternidade. O vice-presidente da Câmara falou ainda na condição de morador do bairro Perpétuo Socorro, tendo convivido desde a infância com funcionários e usuários dos serviços da Casa de Saúde. A sessão especial contou ainda com a participação musical de Renato Mirahil, que interpretou uma composição em homenagem aos 80 anos da Casa de Saúde. Ao final do ato solene, o Hino Rio-Grandense foi interpretado ao violão por Júnior Benaduce.

Texto: Ludwig Larré
Fotos: Leonardo Moreti