PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

27/07/2016 00:07
Projeto de Decreto Legislativo nº 5985

Projeto de Decreto Legislativo nº 5985
"INSTITUI A MEDALHA DO MÉRITO JORNALÍSTICO "MARIA ZAIRA SILVEIRA DE GRANDI" E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".

Institui a Medalha do Mérito Jornalístico "Maria Zaira Silveira de Grandi" e dá outras providências.
DECRETO LEGISLATIVO

Art. 1º - Fica instituída, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, como distinção jornalística aos profissionais do jornalismo santa-mariense ou aqui radicados, a Medalha do Mérito Jornalístico "Maria Zaira Silveira de Grandi", que será concedida, anualmente, a pessoas ou entidades que tenham se destacado por sua ação em favor do jornalismo do município.
 
Art. 2º - A Medalha será concedida por deliberação do plenário, através de proposição de um vereador com o apoio de, no mínimo, 1/3 (um terço) dos vereadores presentes, sendo objeto de resolução.
 
Art. 3º - Publicada a resolução, o Presidente da Câmara Municipal fará a entrega da Medalha, em Sessão Solene no Plenário, para a qual serão expedidos convites às autoridades, aos familiares do (a) homenageado (a) e à população em geral.

Art. 4º - A distinção honorífica de que trata o Art. 1º será cunhada em bronze, com a efígie da ilustre advogada e empreendedora “Maria Zaira Silveira de Grandi”, tendo a espessura de 01 (um) milímetro e 4,5 (quatro e meio) centímetros de diâmetro. Na frente, a inscrição Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, Medalha do Mérito Jornalístico “Maria Zaira Silveira de Grandi”, e local específico; e no verso, a identificação do (a) homenageado (a) e a data da outorga.

Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICATIVA
 
Senhores Vereadores,
Senhoras Vereadoras.
 
             Nascida em 23 de junho de 1946, na localidade de Água Boa, distrito de Arroio do Só, município de Santa Maria, “Maria Zaira Silveira de Grandi” é filha do produtor rural, sua pai foi vereador entre as décadas de 60 e 80, o Sr. Pedro Fernandes da Silveira e sua mãe, a dona Mercedes Fernandes Silveira.
Fez o curso ginasial no Colégio Coração de Maria, das Irmãs do Sagrado Coração de Maria, também o curso de contabilidade no Colégio Santa Maria, dos Irmãos Maristas. Zaira foi advogada, formada pela Universidade Federal de Santa Maria. Como acadêmica iniciou as atividades no escritório de advocacia de Máximo Trevisan, Névio Cancian e Valdemar Kummel e depois de formada atuou como advogada em escritório particular.
Em janeiro de 1972, casou-se com o jornalista e administrador Luizinho de Grandi, com quem teve três filhos, Alexandre, Anonela e Renata. Na época em que casaram, Luizinho era o diretor da TV IMEMBUÍ, que depois veio a transformar-se em RBS TV Santa Maria. Em 1976, apoiou o marido que, junto a outros sócios, criou o jornal O EXPRESSO, que circulava em Santa Maria e região.  Ela e o marido compraram o veículo de comunicação em 1982.
 Em 1979, De Grandi deixa O EXPRESSO para assumir a direção de A RAZÃO que, à época, pertencia ao grupo dos Diários e Emissoras Associados. Em 1982, compram o jornal A RAZÃO de seu então proprietário Assis Chateaubriand e criam a Empresa Jornalística  De Grandi Ltda. Isso foi considerada uma vitória. A aquisição de um veículo de comunicação por empresários daqui aproximou e representou o atendimento dos anseios da comunidade local. Para simbolizar esse sentimento, em 21 de agosto de 1982, o jornal publicava em manchete de capa “A RAZÃO agora é de Santa Maria”.
A partir de 1980, durante oito anos, Maria Zaira foi gerente regional da Companhia de Habitação do RS – COHAB, entidade estadual para implantação de projetos social de moradias, onde gerenciou a construção e distribuição de milhares de casas populares.
Em 1986, A RAZÃO habilitou-se à concorrência de um canal FM de radiodifusão. Em 1987, foi outorgada pelo Ministério das Comunicações a concessão da 105.7 FM, que posteriormente foi transferida para outro concessionário local.
Já em março de 1988, com a morte prematura e violenta do marido, Zaira assume a direção de A RAZÃO.
Em fevereiro de 2000, adquiriu a emissora de RÁDIO SANTAMARIENSE Ltda que, com a A Razão Editora Ltda, formava o Grupo A Razão de Comunicação. Desde a TV Imenbuí e do jornal O Expresso, através da atuação do marido, Zaira de Grandi esteve envolvida na gestão de meios de comunicação social. Mas foi a partir de 1988 que se dedicou integralmente a atividades ligadas à imprensa de Santa Maria. Direta ou indiretamente, foram mais de 40 anos vivenciando jornalismo. Mais de 32 anos como proprietária de A RAZÃO, sendo 26 anos como sua diretora e ao mesmo tempo, por 15 anos, dirigiu a RÁDIO SANTAMARIENSE.
Por orientação da família de Grandi, a RÁDIO SANTAMARIENSE e o jornal A RAZÃO sempre primaram pela divulgação de promoções comunitárias, participando e liderando campanhas em benefício da comunidade local e regional, com a consciência de que nas ondas do rádio e nas páginas do jornal estava sendo promovida e impressa a história de Santa Maria.
Como mulher de visão coletiva, que se preocupou com a comunidade, Zaira teve participação ativa na entidade e associações, especialmente ligadas à imprensa.
Diante do exposto em minha justificativa, peço aos meus colegas vereadores a parceria na aprovação do presente projeto, objetivando homenagear a nossa querida “Maria Zaira Silveira de Grandi” e reconhecer e incentivar a todos os profissionais que trabalham na área jornalística de Santa Maria.
Criado em: 27/07/2016 - 9:27:37 por: Cristiane Jardim Saraiva Alterado em: 27/07/2016 - 10:38:42 por: Carine Oliveira

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços