ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.
Ao propormos a Medalha “Darcy Pereira da Paixão” para o (a) Gaúcho (a) mais idoso (a) que desfilar durante as comemorações da Semana Farroupilha no Município e Região, evidenciamos uma justa homenagem ao tradicionalista “Seu Paixão”, como era chamado.
Darcy Pereira da Paixão participou ativamente do Tradicionalismo Gaúcho desde muito jovem, tendo atuado nos congressos tradicionalistas, desde a 2ª edição, em 1955, em Rio Grande/RS. Nasceu em 24 de janeiro de 1935, em Fortaleza dos Valos, que na época pertencia ao município de Cruz Alta/RS. Filho de Faustino e Paulina Pereira da Paixão, é militar do exército aposentado.
Palestrante ativo em temas sobre História e cultura gaúcha em inúmeras ocasiões, tendo frequentado cursos sobre Tradicionalismo, Literatura e Folclore, inclusive da extinta Escola Gaúcha de Folclore. Iniciou-se na literatura ao ser convidado para escrever uma crônica semanal no Jornal Diário Serrano (Cruz Alta). A primeira “Coluna Tradicionalista” foi publicada em 03 de abril de 1970 e manteve-se até 1975, quando a família transferiu-se para Santa Maria/RS.
Foi colunista do Jornal Sentinela do Sul (Santa Maria/RS) de 1990 a 1995, onde publicava “Quando falo em tradição”. Na mesma época, foi produtor e apresentador do Programa “Espelho do Tempo”, na Rádio Imembuí (Santa Maria/RS).
Publicou nas coletâneas da Associação Santa-mariense de Letras e participou das publicações da Academia Santa-mariense de Letras (ASL) e da Sociedade Partenon Literário (2ª fase), desde a fundação.
Destacamos do autor a publicação dos livros:


OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.