ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência. Em atenção à Lei Federal nº 13.709/2018, ao continuar navegando e ao utilizar algum serviço disponível no portal, você concorda com nossa Política de Tratamento e Proteção de Dados Pessoais.

28/03/2018 00:03
Projeto de Lei nº 8661/2018

Projeto de Lei nº 8661/2018
DENOMINA DE “ROSANE DA SILVA ALVES”, A RUA 03 DO LOTEAMENTO RESIDENCIAL MONTEBELLO IV, NO BAIRRO TANCREDO NEVES SITUADO NESSA CIDADE.
 

Art. 1º - Fica denominada de “ROSANE DA SILVA ALVES” a rua 03 do Loteamento Residencial Montebello IV, no Bairro Tancredo Neves situado nesta Cidade.
 
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
 
 
 
 
Santa Maria 26 de março de 2018.
 
 
 
 
 
 
CELITA DA SILVA
PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT)
 






























 

 
JUSTIFICATIVA:

Justifica-se o presente projeto em função da solicitação realizada pelos moradores do local, que desejam homenagear a Senhora Rosane da Silva Alves.

Nascida em Santa Maria-RS, filha de Iraldina Alonso e Aristeu da Silva. Durante sua infância estudou nas escolas Coração de Maria e Olavo Bilac. No ensino médio descobriu sua vocação para a docência, optando em cursar o magistério.

Casou-se aos 17 anos com o também jovem Carlos Jair Alves, deste casamento nasceram Michel e Vinícius. A primeira perda na sofrida filha de Rosane foi quando seu esposo de 25 anos faleceu em trágico acidente, ficando viúva e com dois filhos aos 21 anos de idade. Ela já lecionava na escola da Vila Block e na escola Hilda Koetz de São Pedro do Sul, com a ajuda da bisavó das crianças ela se dividiria entre as atividades da casa, dos filhos e das duas escolas.
Aos 25 anos de idade conheceu o Senhor Mauro Airton Lovatto, com quem constituiu uma nova família e teve uma filha, Aline. Mauro contribuiu muito na criação dos filhos, sendo o pai que lhes faltava. Aprovada em concurso para professora do estado, ajudou na inauguração da Escola Estadual Tancredo Neves em Santa Maria.

Com 33 anos foi diagnosticada com câncer de mama, doença rara na época para uma mulher tão jovem. Nessa batalha pela vida que iniciava com seu tratamento, ela retirou a mama direita e fez várias seções de quimioterapia e radioterapia. Os médicos orientaram Rosane a se aposentar, porém a Professora Rosane que amava sua profissão jamais pensou em abandonar sua carreira de alfabetizadora, pois as mães sempre queriam seus filhos na sala dela, por ser conhecida na comunidade pela sua competência, carinho, dedicação e amor ao próximo. Dessa forma ela decidiu retornar após seu tratamento ficando ainda mais admirada como uma pessoa guerreira, de tanto amor pela profissão e competência, foi convidada para lecionar na Escola João Ohzon, no distrito de Boca do Monte.

Como mãe, Rosane era exemplo no bairro, pois com todos os seus problemas de saúde também teve que redobrar os cuidados com seu filho mais velho por dependência ao alcoolismo.

Mas a vida dessa guerreira ainda tinha outra dificuldade pela frente, e a maior delas foi em janeiro de 2007, quando seu filho Vinícius de 25 anos morreu afogado no Rio Uruguai, em Uruguaiana. Tanta tristeza e dor trouxeram de volta em 2009 sua terrível doença controlada por 21 anos, mas não era dessa vez que a agora aposentada Rosane iria se entregar, fez novos tratamentos contra o câncer e mais uma vez venceu.

No ano de 2013, um novo desafio lhe foi imposto, cuidar e acolher sua filha que ficou viúva tão jovem, ela porém carregava em seu ventre uma neta de Rosane. Além de ser uma mãe exemplar, também era uma avó que não media esforços para dar o melhor apoio que a filha e a neta necessitavam naquele momento.

Apesar de todas as dificuldades na vida, Rosane nunca perdeu a fé. Mas o câncer novamente voltou, desta vez ainda mais forte e mesmo com todo o tratamento e os cuidados da família, passou por um longo período de sofrimento até que a velha guerreira precisava descansar, vindo a falecer aos 57 anos no dia09 de maio de 2016.

A memória da Professora Rosane para sempre será lembrada como exemplo de educadora, mãe, avó, amiga e ser humano que sempre foi. Mulher forte, confiante, que apesar de todos os precausos da vida nunca desanimou e desistiu de lutar e fazer o bem ao próximo.

Esperamos a compreensão de todos os nobres colegas dessa casa legislativa para aprovação da referida proposição.




Santa Maria, 26 de março de 2018




 
Criado em: 26/03/2018 - 15:13:58 por: Marcelo Dorneles Michel Alterado em: 26/03/2018 - 15:13:58 por: Marcelo Dorneles Michel

OBS: As normas e informações complementares, publicadas neste site, tem caráter apenas informativo, podendo conter erros de digitação. Os textos originais, revestidos da legalidade jurídica, encontram-se à disposição na Câmara Municipal de Santa Maria/RS.

Compartilhe:

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços