Projeto de Lei nº 8654/2018
“INSTITUI A SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL E COMBATE AOS CRIMES DE INTERNET NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS”.
Art. 1º Fica instituída a “Semana Municipal de Conscientização Contra Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Combate aos Crimes de Internet” no âmbito do município de Santa Maria, a se realizar anualmente na segunda semana do mês de maio.
Art. 2º Ficará incluído no calendário oficial do município de Santa Maria e da Câmara Municipal de Vereadores a “Semana Municipal de Conscientização Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Combate aos Crimes de Internet”.
Art. 3º A semana ora instituída terá o objetivo de Instrução e prevenção “Que utilizara de procedimentos informativos educativos, seminários e palestras” aos alunos do ensino da rede Municipal de Educação e demais órgãos da sociedade civil sobre os cuidados contra o Abuso e à Exploração Sexual Infantil e aos Crimes de Internet.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Santa Maria, 27 de março de 2018
JUSTIFICATIVA:
O presente Projeto de lei que visa instituir a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tem por finalidade conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a importância de combater e prevenir a referida prática criminosa.
A prevenção é uma das principais armas na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e, por essa razão, a iniciativa tem por objetivo engajar toda a sociedade através de atividades específicas a serem realizadas anualmente, na semana que antecede o dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Esse projeto vem para reforçar as ações de combate e conscientização já realizadas pelos órgãos competentes. É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, não deixe de denunciar e também informar-se sobre as formas como o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes insurge na sociedade de maneira silenciosa muitas vezes.
Neste sentido, eu, Vereador Valdir Oliveira de Oliveira, proponho a esta Casa Legislativa o referido projeto, na confiança de que os nobres edis aprovarão este texto que em tanto contribui para o bem de nossas crianças e adolescentes.