Projeto de Lei nº 8671/2018
TORNA OBRIGATÓRIA A EXECUÇÃO DO HINO OFICIAL DE SANTA MARIA, NAS ATIVIDADES OFICIAIS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
Aritgo 1; Parágrafo Único: Torna obrigatória a execução do Hino Oficial de Santa Maria, nas atividades oficiais das Escolas Municipais.
Santa Maria, 10 de abril de 2018
JUSTIFICATIVA
Para explicar este Projeto de Lei que busca tornar obrigatória a execução do Hino Oficial do Município de Santa Maria nos eventos das escolas municipais, é preciso antes falar em educação cívica.
Atualmente, não vemos mais os valores patrióticos e cíveis sendo alimentados nos bancos escolares como outrora. É conhecido que, nas décadas anteriores, eram realizadas com frequência as chamadas “Hora Cívica” nos pátios das escolas. Momento em que, alunos e professores saudavam as bandeiras da União, do Estado e do Município, numa atitude de respeito, antes e no término das atividades. Entenda-se hasteamento e retirada das bandeiras, enquanto os hinos oficiais tocavam.
Hoje, tal atividade está limitada às datas oficiais. Ocasiões em que a execução do Hino Nacional e do Hino Riograndense já é prevista. Porém, o hino oficial de Santa Maria, criado pela Lei Municipal nº2625/1984, de autoria da professora Aristilda Recchia e música do maestro Antônio Setembrino C. dos Santos, não recebe tal reconhecimento.
Não raro, no mês dedicado ao aniversário do município, ouvimos músicas populares sendo tocadas quase como hinos. Sem julgamento de mérito, faz-se necessário tornar público, conhecido e notório este símbolo municipal: o Hino Oficial de Santa Maria.
Portanto, a justificativa deste Projeto de Lei vem ao encontro da necessidade de todo santamariense conhecer e tornar conhecido o seu hino oficial. Assim, esta redação pretende a execução metódica e pedagógica (com distribuição da letra aos alunos), nas atividades escolares municipais em que forem entoados o Hino Nacional, o Hino Riograndense, também o Hino Oficial de Santa Maria.
Além disso, esse Projeto de Lei visa valorizar os artistas que o criaram traduzindo em seus versos recortes das paisagens, das lendas e do povo de Santa Maria.
É preciso nutrir o patriotismo para que possamos construir uma sociedade mais comprometida com o desenvolvimento social, político, econômico e cultural da cidade, do estado e do país.
Santa Maria, 10 de abril de 2018